Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/04/19 | Pierre Cruz – Corevali

Penitenciária Feminina de Tremembé presta mutirão de serviços a detentas

Em sua 4ª edição, cronograma da Jornada de Cidadania e Empregabilidade apresenta atividades artísticas para as sentenciadas

A Penitenciária Feminina I “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé organizou um mutirão de serviços para as presas dos regimes fechado e semiaberto, no dia 10 de abril, na 4ª edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade. A ação é promovida pelas Coordenadorias de Reintegração Social e Cidadania e das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral. Com o evento, as custodiadas tiveram acesso a atendimentos de saúde, consultas jurídicas e regularização de documentos pessoais, além da participação em palestras e ações artísticas – ao todo, foram 493 participações nas atividades.

O pátio da unidade prisional foi decorado com o trabalho artesanal de detentas dos projetos Reciclarte, com bolsas e acessórios produzidos com papel, e Arteiras, no qual as sentenciadas fazem tapetes, toalhas e bonecas de pano. Lucia, reeducanda de 52 anos, bordava sentada em frente às peças produzidas por ela e suas colegas. “Tem sido como uma terapia para mim, depois de entrar no grupo, consigo manter minha cabeça mais tranquila”, afirma.

A psicóloga da penitenciária, Sueli Aparecida Gonçalves Souza, explica os benefícios do artesanato. “As presas conseguem superar problemas psicológicos internos e se socializam mais com as outras internas”, afirma a profissional.

Foram expostos também os textos escritos para o projeto “Poesia brasileira”, desenvolvido com a escola vinculadora da unidade. Alunas de todas as turmas foram convidadas para escrever sobre seus sentimentos ou homenagear autores de sua preferência. “A ideia surgiu quando estávamos trabalhando gêneros textuais e algumas reeducandas não conheciam grandes nomes da literatura como Cecília Meireles e Vinícius de Moraes, então trouxemos algumas obras para inspirá-las”, conta a professora de português, Sara Marinho.

Durante o dia, foram organizadas rodas de conversa sobre a realização de sonhos, oferecida pela Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), e sobre a vida em liberdade, com a equipe da Central de Atenção ao Egresso e a Família (CAEF), além de uma palestra sobre higiene bucal, com a professora Ana Paula Lima Guidi Damasceno, diretora do curso de Odontologia da Universidade de Taubaté. As reeducandas receberam kits com escova e pasta de dente. “Discutimos questões básicas de saúde e demos orientações sobre escovação”, explica a docente.

O encerramento do evento foi marcado por uma apresentação de dança de rua com 19 sentenciadas, organizado pela professora Rosimeire Coutinho, da Funap. O grupo preparou uma coreografia para a música Pesadão da cantora Iza. “A sugestão foi feita pelas próprias presas, que se identificam com a letra da canção”, conta Rosimeire. Após o número, as detentas se reuniram para uma aula de zumba, com a professora Ana Flávia Nagashima de Souza, finalizando as atividades do dia.

aasassa
Topo