Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/04/19 | Mariana Amud – Coremetro

Palestra mostra a influência das escolhas na mudança de vida

Sul-coreano, Ki Sung Kim, palestrou sobre sua experiência como ex-presidiário para mostrar às reeducandas alternativas para o futuro

Muita música e dança deram ritmo ao encontro de mais de cem reeducandas da Penitenciária Feminina Sant’Ana (PFS) com os voluntários do International Youth Fellowship (IYF). Pela segunda vez na unidade prisional, o grupo busca falar de forma leve e descontraída sobre a força das escolhas que fazemos e das possibilidades de mudança que temos em nossas vidas.

A visita do grupo à PFS, no dia 27 de março, contou também com a presença de Ki Sung Kim, diretor do departamento de presídio da IYF, que falou sobre sua trajetória de vida e mostrou às mulheres que é possível mudar e fazer muito mais do que se acredita ser capaz.

O evento teve início com a apresentação de Willy Gregory, cantor gospel que foi acompanhado em coro pelas reeducandas. O breve show do cantor emocionou todos os presentes, inclusive ele mesmo, que disse não esperar ter a participação tão ativa das mulheres.

As apresentações de dança ficaram com o grupo The Righteous Stars, que animou as reeducandas e recebeu aplausos em pé. Foi em clima animado que o palestrante Ki Sung Kim começou a sua conversa com as presentes e não poupou elogios. Kim disse nunca ter estado em uma prisão de forma tão feliz e encontrar igualmente lindas mulheres que aparentam estarem felizes.

O sul-coreano contou sua experiência em uma prisão, onde ficou por mais de 15 anos cumprindo pena por roubo e homicídio, e onde conheceu a IYF. Nesse período disse ter enfrentado muitas situações difíceis, entre elas uma internação de um ano, na qual ficou entubado e perdeu boa parte de seu peso. A recuperação de sua saúde foi lenta, mas mesmo nesse momento o palestrante disse ter aprendido a ter paciência e perseverança.

“É possível!”

Durante a fala de Kim as reeducandas puderam entender o que, segundo a educação emocional ensinada pela IYF, seriam causas para um coração ferido cometer erros e como é possível ver as dificuldades como uma forma de mudança para o futuro. O orador também contou parte da história da Coreia do Sul que, em 50 anos, foi de país mais pobre do mundo a décima maior economia global.

Ao final da palestra as reeducandas tiveram espaço aberto para falar e não pouparam elogios aos voluntários do IYF e à direção da unidade prisional. Uma delas agradeceu à diretoria de educação da PFS pela confiança dada ao oferecer cursos, oficinas e oportunidades de enxergar a mudança e um novo futuro. Para a diretora de educação da unidade, Raquel Ferreira, o trabalho da área de educação é feito pensando no que as reeducandas se tornarão e não no que elas fizeram.

O diretor da Penitenciária Feminina Sant’Ana, Maurício Guarnieri, que esteve presente no evento, disse nunca ter visto atividade igual dentro da unidade. “Foi uma das apresentações mais envolventes e marcantes que já aconteceu aqui”, ressaltou. Para ele, essa é uma parceria muito bem vinda e que espera ter sequência, pois até quem não pode estar presente ficou na expectativa para uma nova atividade.

Essa foi a primeira visita de Kim ao Brasil e ele comentou ter visto nos brasileiros muita felicidade e receptividade ao que o outro tem para dizer. “É um país de muita esperança e alegria, as pessoas têm o coração aberto para novos ensinamentos. Nós esperamos que dessa experiência surjam líderes que façam a diferença no Brasil”, ressaltou.

aasassa
Topo