Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/04/19 | Kênia Pereira – Coremetro

Servidor da SAP é colecionador de medalhas da corrida de São Silvestre

Cláudio Gomes Ribeiro é agente de segurança penitenciária e conta com mais de 40 medalhas conquistadas em corridas de rua

Agente de segurança penitenciária (ASP) há mais de 13 anos na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Cláudio Gomes Ribeiro é apaixonado por corridas e maratonas. O servidor presta serviço no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra, unidade administrada pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro).

Ao longo de 26 anos de participações em eventos esportivos o servidor já reúne cerca de 40 medalhas ganhas, 21 delas só da Corrida de São Silvestre. Seu amor pelo esporte começou em 1989, quando passava próximo à Avenida Paulista durante a realização de uma corrida de rua. Até então Ribeiro não sabia que era a famosa corrida de São Silvestre, mas já teve interesse em participar. Na época, o atleta era fumante e, como forma de preparação para as provas, diminuiu o uso do cigarro até abandonar o vício e se dedicar de vez às corridas.

Com apenas 19 anos, em 1992, a primeira experiência do ASP na corrida não foi das melhores. O atleta amador diz ter se sentido frustrado após correr um quilômetro e desistir da competição. Porém, a frustração foi um impulso para que no ano seguinte se dedicasse por inteiro aos treinos, com o objetivo de correr a prova do começo ao fim. Desde então não deixa de participar de nenhuma São Silvestre.

O servidor chegou a correr em outras competições. Em 1995 participou da maratona de São Paulo, com trajeto de 42 km e 195 metros. Ao todo são 40 medalhas conquistadas em corridas do Sesc, da Polícia Militar, Corpore São Paulo Classic (10km), entre outras.

As experiências de Ribeiro serviram como exemplo e incentivo para que sua filha, Paola, começasse a correr. Ainda criança, a menina correu em três edições seguidas da São Silvestrinha, edição infantil da corrida voltada para crianças e adolescentes, com percurso de 50 a 800 metros.

Em uma de suas participações ficou em 3° lugar do pódio. Hoje eles fazem atividades físicas e correm, porém, ainda não tiveram a oportunidade de participar juntos de uma competição.

aasassa
Topo