17/04/19 | Amanda Oliveira - CRC

Inteligência emocional é tema de palestra no CPP “Prof. Ataliba Nogueira”

International Youth Felowship desenvolve diversos trabalhos sociais, muitos destes, nos presídios

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Campinas ‘Prof. Ataliba Nogueira’ recebeu, no dia 26 de março, coreanos que fazem parte da International Youth Felowship (IYF), responsável por diversos trabalhos voltados a área social, muitas dessas ações são realizadas em presídios. O grupo proporcionou a 350 reeducandos, palestra com foco em Inteligência Emocional.

O palestrante, Ki Sung Kim, fez doutorado em Educação Emocional, na Coreia do Sul, mas proporcionou aos seus ouvintes uma motivação a mais: ele é um ex presidiário. Mostrou ao seu público que conhecia bem aquela realidade, o que fez com que os encarcerados se sentissem mais à vontade e curiosos para ouvir alguém que, embora fosse um doutor e estivesse em liberdade, estava tão próximo, por ter feito, em algum momento da vida, uma escolha errada.

Durante a programação, os presos permaneciam atentos como se não quisessem perder nenhum detalhe e queriam saber o que aquele homem de aparência tão tranquila havia feito no passado. Ao final, a oportunidade foi dada para aqueles que quisessem se expressar. E logo veio a pergunta: “a gente quer saber o que o senhor fez pra ter sido preso”, disse um homem. A resposta veio ainda mais rápida: “assaltei um carro forte e cometi um homicídio”.

Kim, que hoje é pastor evangélico, esteve atrás das grades por mais de 15 anos, e ao conquistar a liberdade, decidiu fazer trabalhos voluntários direcionados aos encarcerados, iniciou seus estudos e também lançou na Coréia um filme que conta a sua própria história de superação. Durante a palestra, Kim disse que um de seus objetivos é ajudar os encarcerados a enxergar o futuro de maneira diferente, com mais esperança, que tudo isso é possível.

Durante o evento, os presos que participam do projeto cultural desenvolvido pelo Diretor de Centro de Trabalho e Educação (DCTE), apresentaram uma peça teatral, a qual discutiram questões como o preconceito. Além da apresentação, o momento contou com a participação do cantor gospel, Willy Gregory, que também faz parte da IYF.

A IYF

A International Youth Fellowship (IYF) é uma organização não governamental global, com base cristã, fundada em 2001, na Coreia do Sul. Objetiva a solução efetiva dos problemas que a juventude atual enfrenta. No Brasil, foi estabelecida em 2005, na cidade de São Paulo, e atualmente conta com seis filiais no país. A IYF Brasil desenvolve programas nas áreas educacional, cultural e social, criando soluções efetivas aos problemas da juventude, formando líderes do futuro com uma visão global e uma mente forte e sã, capazes de superar desafios e limites.

Disponível em: http://iyf.org.br/sobre/