10/04/19 | Pierre Cruz - Corevali

Secretário da SAP e primeira-dama do Estado participam de formatura de presas em Tremembé

Reeducandas do regime fechado e semiaberto participaram de cursos de capacitação oferecidos pelo Fundo Social de São Paulo

Autoridades estiveram presentes na Penitenciária Feminina II de Tremembé, no dia 8 de abril, para a cerimônia de formatura das reeducandas que participaram de cinco cursos oferecidos pelo Fundo Social de São Paulo (Fussp) na unidade. Dentre os convidados, vieram prestigiar o evento o secretário da Administração Penitenciária (SAP), coronel Nivaldo Cesar Restivo, a primeira-dama do Governo do Estado, Bia Doria, e o presidente executivo do Fussp, Filipe Sabará.

Ao todo, foram disponibilizadas 105 vagas às detentas dos regimes fechado e semiaberto para capacitação em Maquiagem, Manicure e Pedicure, Assistente de Cabeleireiro, Bordados em Pedraria e Especialização em Pontos. Os cursos têm carga horária de 17, 40 e 70 horas. “Com a parceria, conseguimos adaptar espaços para as aulas, com equipamentos e materiais para garantir a imersão total no aprendizado”, explica Daiane Roberta Fernandes de Souza, diretora do Centro de Trabalho e Educação do presídio.

Durante a cerimônia, as presas representantes de cada turma receberam agradecimentos especiais das autoridades presentes, além dos certificados de conclusão. Para a primeira-dama, Bia Doria, essa é mais uma chance de se reintegrar à sociedade. “Vocês vão sair daqui com uma vida nova, nosso país precisa superar as desigualdades sociais”, disse às formandas. Filipe Sabará, responsável pelas ações do Fundo Social, concorda. “Este evento marca uma nova fase nos presídios de São Paulo, juntos vamos mudar o mundo”, avalia.

A presa Edrina representou as alunas do curso de Manicure e Pedicure e afirmou que, com uma nova competência no currículo, terá mais segurança para seguir seu caminho em liberdade. “Posso trabalhar com mais independência, até mesmo como autônoma”, acredita. A detenta, de 44 anos, conta que se emocionou com a reação dos filhos, quando descobriram que havia participado do projeto. “Eles não acreditaram, porque sou muito estabanada”, brinca. “Quando vieram me visitar e mostrei meu trabalho, eles ficaram muito orgulhos”, disse.

O secretário Restivo agradeceu o empenho dos funcionários pela execução do projeto na unidade prisional e ressaltou que ações desse perfil refletem a aposta da Pasta de ressocialização por meio da capacitação para o mercado. “O governo faz mais do que custodiar o apenado, nós trabalhamos para oferecer oportunidades para que essas pessoas gerem renda, não reincidam em crimes e não se tornem moradoras habituadas aos presídios”, afirmou.