Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/04/19 | Amanda de Oliveira - CRC

Dia Internacional da Mulher e Março Lilás são comemorados na CRC

A data foi lembrada pelo CQVidass, Cipa e entidade religiosa

O dia 8 de março é marcado por várias homenagens voltadas ao universo feminino em todo o mundo. No final do século 19 e início do século 20, as manifestações feministas deram origem ao Dia Internacional da Mulher, que passou a ser comemorado oficialmente em 1975, pela Organização das Nações Unidas. Com o passar dos anos, as mulheres estão cada vez mais sendo lembradas por suas lutas e conquistas, e em alguns casos as homenagens vão além de apenas um dia, mas passaram a ser comemorados durante todo o mês.

Este foi o caso das mulheres que prestam serviço na Coordenadoria de Unidade Prisionais da Região Central (CRC) e também nos presídios pertencentes a ela. As servidoras foram presenteadas com massagens corporais, cafés da manhã, atividades laborais e palestras motivacionais, proporcionadas por uma igreja evangélica que mantem parcerias com o sistema prisional, além de palestras informativas e ações lúdicas, desenvolvidas pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass).

Na CRC as colaboradoras foram recebidas com uma palestra motivacional ministrada pela psicanalista e psicoterapeuta forense, Cris Calvi Veloso, que trouxe o tema ‘A importância da figura feminina’, em seguida, o preparador físico Pablo Santos falou sobre a sua história de vida, de como um menino pobre e sem perspectiva de vida conseguiu concluir o nível superior, participou das Olímpiadas e carregou a tocha olímpica, tudo isso com o incentivo de sua mãe. As servidoras que pertencem ao corpo funcional das unidades prisionais foram presenteadas da mesma forma e receberam, também, informações sobre combate e prevenção ao câncer de colo uterino, por parte do CQVidass, em favor da campanha Março Lilás.

O trabalho foi feito com a participação das Comissões Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) dos estabelecimentos penais, com o objetivo de reforçar a importância da realização dos exames de rastreio da doença. A neoplasia maligna, que é considerada 100% prevenível, é o principal tipo de câncer em mulheres.

O câncer de colo uterino é causado, geralmente pelo vírus HPV, cuja transmissão ocorre durante as relações sexuais e, por isso, é considerado uma DST.

Fonte: https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-do-colo-do-utero/conceito-e-magnitude

aasassa
Topo