Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/04/19 | Pierre Cruz – Corevali

Março Lilás protagoniza servidoras de unidades prisionais da Corevali

Unidades prisionais abordaram o câncer no colo do útero e outros temas do universo feminino com o corpo funcional

No mês da mulher, os estabelecimentos penais vinculados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) aderiram à campanha Março Lilás, para a conscientização e prevenção do câncer no colo do útero. Durante o período, os presídios fizeram homenagens às servidoras e trouxeram discussões pertinentes ao universo feminino, como saúde, feminismo, autoestima e segurança.

As ações, realizadas em unidades penitenciárias do Vale do Paraíba, do Alto Tietê e da Baixada Santista, são organizadas pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), por meio das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes (Cipas). Foram distribuídos mais de mil panfletos nos presídios com informações e alertas a sinais cancerígenos, além de palestras voltadas para as funcionárias.

Na sede da Corevali, as servidoras foram convidadas para uma conversa sobre autoestima com a enfermeira Marilda de Carvalho Arantes, da Faculdade Anhanguera de Taubaté, e participaram de uma aula de maquiagem com uma consultora de beleza. Para Fabíola Oliveira, que faz parte da Cipa da Coordenadoria, o encontro foi interessante por discutir o amor-próprio e tratar de aspectos que precedem e previnem doenças. “Faz bem para a alma e para o corpo”, afirma.

Em São José dos Campos, no Centro de Detenção Provisória (CDP), a psicóloga Pollyana Maciel, diretora do Núcleo de Saúde da unidade, preparou uma dinâmica com o objetivo de destacar a personalidade de cada servidora. Já no Centro de Ressocialização Feminino da cidade, as funcionárias do presídio participaram da palestra “Empoderamento e violência contra a mulher”, ministrada pela assistente social Fátima Santana Silva.

A pauta de segurança também foi abordada na Penitenciária “AEVP Jair Guimarães de Lima” I de Potim, onde foram apresentados índices sobre crimes de feminicídio no Brasil e discutidos os papéis sociais exercidos pelas mulheres tanto no trabalho quanto na família e na sociedade. Na Penitenciária II de Potim, as ações foram voltadas para a saúde das servidoras, que passaram por exame de Papanicolau, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Para a diretora do CQVidas da Corevali, Patricia Juliana de Santana Damaceno, a campanha Março Lilás quebra tabus que envolvem a saúde feminina. “O exame preventivo, conhecido como Papanicolau, ainda é evitado por muitas mulheres e, por meio dessa iniciativa, foi possível discutir a importância da periodicidade desse teste”, afirma a diretora, que faz um balanço positivo das ações desenvolvidas durante o mês.

FEMINISMO

No Alto Tietê, o CDP de Suzano ofereceu um workshop de beleza, com dicas de maquiagem e cuidados com a pele para as funcionárias. A unidade promoveu, também, uma roda de conversa com a assistente social Joana Oliveira Crescêncio, do CDP de Mogi das Cruzes, com o tema “Você, Mulher”, em que foram tratados os temas de desigualdade de gênero, o feminismo e a história do movimento, além de leis e direitos adquiridos no decorrer dos anos.

Para a profissional, a importância do feminismo vai além do ambiente de trabalho e discute amplamente a pessoa em sua condição de mulher. “A interação foi muito bacana e conversamos mais de uma hora e meia com as servidoras, com troca de experiências em que cada uma dividiu situações únicas que expressam a relevância do movimento”, afirma Joana.

Unidades que participaram da campanha Março Lilás

Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba
Centro de Detenção Provisória de Mogi das Cruzes
Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos
Centro de Detenção Provisória de Suzano
Centro de Detenção Provisória de Taubaté
Centro de Progressão Penitenciária de Mongaguá
Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos
Penitenciária I de Tremembé
Penitenciária I de Potim
Penitenciária II de Potim
Penitenciária Feminina I de Tremembé
Penitenciária Feminina II de Tremembé
Sede da Corevali

aasassa
Topo