Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/03/19 | Sonia Pestana- Imprensa Coremetro

Sistema prisional da região Metropolitana emite mais de 31 mil RGs

Presos paulistas conseguem tirar RG graças à parceria da SAP com o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD)

Com foco em ações de ressocialização, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) leva para dentro dos presídios paulistas os serviços do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunte (IIRGD) para a emissão de Carteiras de Identidade. Há tempos as unidades prisionais procuravam uma forma de simplificar o trabalho de emissão dos documentos básicos de indivíduos presos. Contudo, os resultados eram demorados e inconsistentes.

Para viabilizar essa parceria, em 2014 a SAP contou com projeto-piloto desenvolvido pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) em parceria com a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC). A partir dessa ação, os sentenciados passam a ter acesso à emissão de RGs, mesmo estando cumprindo pena no sistema de regime fechado.

De forma prática, a Coremetro, por meio do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) promoveu a capacitação de cerca de 56 Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) para atuarem na linha de frente junto aos reeducandos de 24 unidades prisionais da coordenadoria.

Esse processo abriu as portas dos estabelecimentos penais paulistas para a atuação de profissionais e instituições da sociedade que têm em comum o foco em ações que ajudam o processo de ressocialização dos presos. No balanço geral de RGs emitidos, de 2014 a 2018, 31.922 documentos realizados no sistema prisional da cidade de São Paulo e região Metropolitana.

Segundo Cláudio Nachibal Júnior, diretor do Grate, esse índice de emissão de documentos revela o aspecto social e de cidadania embutido na ação, contribuindo para a reinserção do indivíduo preso na sociedade. De acordo com ele, o RG em mãos facilita a emissão de outros documentos e o ingresso do recluso no sistema educacional e de trabalho.

BALANÇO DE RGs EMITIDOS
Secretaria de Administração Penitenciária
Coordenadoria de Unidade Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro)

Total de RGs emitidos (2014 a 2018): 31.922
Equipamentos disponíveis para emissão de documentos: 24 kits fixos + 3 kits móveis

aasassa
Topo