Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/03/19 | Amanda de Oliveira – CRC

CRC é a primeira coordenadoria do sistema prisional a receber curso de Segurança Alimentar

Parceria com Instituto e Sesi contribuem para a saúde alimentar e processo de ressocialização

A Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) em parceria com o Instituto Ação Pela Paz realizou nos dias 27 e 28 de fevereiro, no Sesi/Amoreiras, em Campinas, um curso de Segurança Alimentar para capacitar os servidores responsáveis pelo setor de cozinha dos presídios, e também para os reeducandos que manipulam alimentos.

As atividades fazem parte do projeto ‘Sob o olhar da Segurança Alimentar’, cujo objetivo é contribuir com o desenvolvimento de cardápios para uma alimentação mais saudável, o que poderá impactar positivamente na redução de doenças, educação alimentar, apoiando no processo ressocializador.

A CRC é a primeira coordenadoria a receber o projeto, o que para o Coordenador Jean Ulisses Carlucci é de suma importância tanto para a saúde de servidores e reeducandos, quanto para que a sede sirva de exemplo na implantação desse curso em outros ambientes do sistema prisional, onde for solicitado.

Os 62 servidores das 39 unidades prisionais que estiveram presentes no curso serão responsáveis por transmitir os conhecimentos adquiridos para reeducandos e servidores que estão ligados às atividades da cozinha, almoxarifado e refeitório, e poderão evitar possíveis erros, garantindo assim que a metodologia aprendida seja colocada em prática, mantendo a qualidade alcançada após o curso.

Projeto em expansão

A primeira unidade prisional a receber o projeto de Segurança Alimentar foi o Centro de Ressocialização (CR) de Limeira, que teve a sua primeira turma formada em abril do ano passado. Desde então, o projeto já foi realizado também nos CR’s de Bragança Paulista e no de Atibaia. As aulas práticas e teóricas são ministradas dentro do estabelecimento penal por profissionais do Sesi, totalizando 16 horas de ensino e aprendizagem, divididos em seis módulos.

Segundo a gestora do Instituto Ação Pela Paz, Solange Rosalem Senese, a ideia é que o trabalho seja desenvolvido em todas as unidades da CRC e que, posteriormente, possa ser expandido para outras Coordenadorias da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

O projeto ‘Sob o olhar da Segurança Alimentar’ é supervisionado pela Agente de Segurança Penitenciária (ASP), Fernanda de Abreu Cruz, formada em nutrição.

aasassa
Topo