Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/03/19 | Marcus Liborio - CRN

Presos prestam serviço de limpeza e poda de árvores na delegacia de Serra Azul

Trabalho foi realizado por três reeducandos do regime semiaberto da Penitenciária de Ribeirão Preto

Presos do regime semiaberto da Penitenciária de Ribeirão Preto prestaram serviço de limpeza no pátio externo da Delegacia de Polícia Civil de Serra Azul. Em quatro dias de trabalho, os reeducandos fizeram poda de árvores, capinagem e também a retiraram todo o mato que havia em torno do prédio.

A ação, realizada por três detentos entre os dias 22 a 27 de fevereiro, faz parte do projeto “Restaurando a Dignidade”, uma iniciativa dos juízes do Departamento de Execuções Criminais da Comarca de Ribeirão Preto (6.ª Região Administrativa Judiciária).

Além de possibilitar que presos realizem serviços em instituições públicas, o projeto visa mostrar para a população que a finalidade da pena não se resume somente a prisão, mas, principalmente, prepará-la para o retorno à vida.

Para o diretor da Penitenciária de Ribeirão Preto, Igor Alexandre Donati Raineri, é importante proporcionar o contato entre sociedade e reeducando. “Ações como essas são um passo importante para dar mais oportunidade de trabalho e reinserção social quando o sentenciado concluir a pena”, explicou.

“É uma chance que temos de demonstrar que é possível voltar à sociedade de forma digna e honesta, de ser útil e diminuir o preconceito com a pessoa presa", declarou um dos reeducandos que prestou o serviço.

SAÚDE PÚBLICA

O transporte e a fiscalização do trabalho de limpeza realizado pelos reeducandos foram feitos por servidores das unidades prisionais de Serra Azul. Vale destacar que a ação busca também contribui para a saúde pública, uma vez que, ao manter limpo o espaço, elimina-se qualquer foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana.

aasassa
Topo