Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/03/19 | Amanda de Oliveira - CRC

Reeducandos do CR de Atibaia recebem certificados de cursos EAD

Unidade prisional é pioneira em receber tecnologia social

Oito reeducandos do Centro de Ressocialização de Atibaia receberam na última quinta-feira (28) certificados da conclusão de cursos profissionalizantes de ensino a distância oferecidos pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Esses alunos fazem parte da primeira turma de reeducandos, no estado que tem acesso à tecnologia social sem acessar a internet.

Trata-se de um projeto inovador que visa promover a ressocialização e proporcionar educação para pessoas privadas de liberdade, e que está ofertando a possibilidade de inclusão digital a quem não teve acesso antes de estar recluso.

É o caso de um dos reeducandos que teve o seu primeiro acesso a um computador aos 24 anos de idade, por meio dessa capacitação. Para ele, era tudo novo e confuso, inclusive ligar o monitor. Criado na zona rural, o alfabetizando, até o momento, não sabia sequer assinar o próprio nome e tem dificuldades de realizar atividades corriqueiras do dia a dia, como fazer saques em caixas eletrônicos. “Eu tenho dificuldade até para tirar dinheiro da máquina. Agora eu estou aprendendo a escrever o meu nome e a usar um computador. Tudo isso graças ao ‘seu Paulo’, e eu só sinto alegria, muita alegria”, conta o detento.

O servidor Paulo citado pelo entrevistado é diretor de Disciplina na unidade prisional. Ele também ajuda a selecionar as pessoas que irão participar dos cursos.

Sem acesso à internet, mas com um ensino de qualidade, os reeducandos podem, assim, desde já sonhar com oportunidades profissionais quando estiverem em liberdade.

Para Paulo José Evaristo da Silva, professor do IFSP e diretor dos cursos na modalidade à distância, o objetivo é fazer do CR de Atibaia um modelo híbrido de ensino presencial e a distância, além de expandir a oferta em locais que não possuem internet ou tenham dificuldade de acesso à tecnologia.

A capacitação ocorre por meio de um trabalho conjunto da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Coordenadoria da Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e a Fundação ‘Prof. Manoel Pedro Pimental’ (Funap).

aasassa
Topo