Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/03/19 | Amanda de Oliveira - CRC

Parcerias que abrem caminhos para o processo de ressocialização

Atividades profissionalizantes e culturais são oferecidas às reeducandas do CRF de Rio Claro

O ano de 2019 começou bastante atarefado para as reclusas do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Rio Claro. Elas começaram fazendo aulas de dança circular oferecida pela professora da Unesp, Potira Meneses, e seguem a todo vapor fazendo cursos de unhas artísticas, produção de sabão e participando do projeto Semeando Sonhos.

Cerca de 30 reeducandas fazem parte das aulas de dança, um trabalho voluntário que acontece por meio da parceria existente com o Grupo Mais Vida, que também realiza no CR a confecção de perucas para pessoas com câncer. A entidade finalizou o ano de 2018 levando para se apresentar na unidade prisional, a cantora e ex participante do The Voice Brasil, Suelen Karine.

A unidade também é beneficiada pela parceria com a União de Amigos do Menor (UDAM), que sempre faz doações de alimentos sendo também responsável pelo curso de sabão, inclusão digital, artesanato e educação ambiental.

Além disso, as reeducandas recebem um curso de unhas artísticas oferecido pelo Instituto Ação Pela Paz, o curso tem três horas/aula semanal. Elas ainda participam do Projeto Semeando Sonhos, cujo objetivo é construir uma nova vida, por meio de reflexões que são conduzidos por duas psicólogas. As terapias são realizadas sempre às sextas-feiras.

O Show

Final de 2018 – elas estavam ansiosas, pois a noite seria um tanto atípica no CRF. Ninguém menos que a rio-clarense Suelen Karine, recém-chegada do The Voice Brasil, faria uma apresentação intimista na unidade prisional. Seria um presente de natal fruto da parceria entre o presídio e o Grupo Mais Vida. Uma apresentação diferente para alguém que acabara de se apresentar para todo o país, um público menor, bem reservado e privado de liberdade. Suelen Ka - seu nome artístico - embalou diversos sucessos da cantora Elis Regina e a pedido das reclusas, cantou a música Era uma vez, de Kell Smith.

A artista não apenas cantou, mas falou de suas experiências e deu oportunidade para as reeducandas dividirem o palco com ela. Talentos foram revelados em um momento emocionante.

A cantora teve a sua primeira experiência no sistema prisional e disse que a quantidade de pessoas que participam de seus shows não faz a menor diferença e que ela se apresentou com a mesma intensidade. “Cantar para as meninas foi início do meu sonho. Eu quero que todos me conheçam, conheçam o meu trabalho, independente do ambiente e de quem sejam. Eu fiz isso muito feliz e de coração leve, foi lindo”, encerrou Suelen Ka.

aasassa
Topo