Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/03/19 | Pierre Cruz – Corevali

Servidores dos presídios da Corevali atuam no combate à dengue

Ação envolve Cipas de unidades prisionais do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Baixada Santista

O verão de 2019 começou com as temperaturas máximas acima da média histórica em grande parte do Estado de São Paulo, o que ocasionou pancadas de chuva constantes, formando o ambiente ideal para a proliferação do Aedes aegypti. Pensando nesse problema, a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) aderiu à campanha “Dia D” e formou uma força-tarefa no combate à dengue, no dia 14 de fevereiro.

Esta é a segunda edição da mobilização em estabelecimentos penais do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Baixada Santista. As ações são organizadas pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), por meio das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes (Cipas). O objetivo foi o de fazer vistorias nos presídios e na sede da Coordenadoria e, quando necessário, tomar medidas corretivas para eliminar criadouros do mosquito.

Os cipeiros realizaram a inspeção na área interna e externa das unidades, além dos telhados, ralos e caixas d’água. Vasos de plantas e recipientes com potencial para acumular água parada foram esvaziados, vedados ou receberam furos. A vistoria ocorre de forma periódica durante todo ano e é reforçada no período de calor, propício para que a doença tropical se alastre.

Depois da revisão, os servidores apontaram que, de modo geral, os estabelecimentos apresentaram boas condições de limpeza, o que dificulta a criação de pontos focais da dengue. “Observamos que, de forma ampla, há o cuidado com a organização do local”, afirma Ana Cláudia Alves de Andrade Ribeiro, presidente da Cipa no Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté. “Todos nós somos responsáveis pela busca de um ambiente de trabalho melhor”, completa.

Para a diretora do CQVidass da Corevali, Patricia Juliana de Santana Damaceno, a campanha traz consciência aos funcionários sobre um problema sério e garante o emprego de bons hábitos no dia a dia. “A ação dos cipeiros aconteceu de maneira efetiva, o que evita, consequentemente, o risco do aparecimento de doenças causadas pelo mosquito”, avalia a diretora.

Unidades prisionais que participaram do Dia D

Centro de Detenção Provisória de Mogi das Cruzes
Centro de Detenção Provisória de Praia Grande
Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos
Centro de Detenção Provisória de São Vicente
Centro de Detenção Provisória de Suzano
Centro de Detenção Provisória de Taubaté
Centro de Progressão Penitenciária de Mongaguá
Penitenciária I de Potim
Penitenciária I de Tremembé
Penitenciária II de Tremembé
Penitenciária Feminina I de Tremembé
Penitenciária Feminina II de Tremembé
Sede da Corevali

aasassa
Topo