Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/02/19 | Mariana Amud - Imprensa Coremetro

Reeducandos do CDP Belém I recebem formação em logística

O curso já está em sua 12ª edição no CDP Belém I e é realizado em parceria entre a Funap e a empresa Teleport Educacional

Desde outubro de 2018, mais de 150 reeducandos do Centro de Detenção Provisória (CDP) Chácara Belém I receberam certificação em logística por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pimentel” (Funap) e a Sociedade Cultural e Educacional Neves Baptista (Teleport).

No último dia 19, a unidade ganhou destaque com a formatura de 15 reeducandos da 11ª turma do curso de logística. Com 40 horas de duração, o curso já está em sua 12ª turma no estabelecimento prisional administrado pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro).

Com a presença de representantes da Funap, da Coremetro, da Coordenadoria de Reintegração Social (CRSC), da unidade prisional, da Teleport Educacional e de familiares dos reeducandos, a cerimônia contou com a entrega de certificados, juramento e muita comemoração com capelos jogados ao ar.

Planejamento e organização no dia a dia

O reeducando C.R. comentou nunca ter imaginado passar por experiência parecida dentro de um CDP. “Depois que entrei aqui na unidade já tive a oportunidade de fazer curso na área de administração, em logística e estou inscrito para um curso preparatório de vestibular”. Ele, que trabalha no almoxarifado da unidade, disse que a teoria dada em sala de aula foi colocada em prática em seu trabalho, além de ter sido muito importante para que começasse a se organizar diariamente.

À frente da frase “Educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, de Martin Luther King, o diretor do CDP, Wilton Oliveira Marçal, parabenizou os formandos. “O conhecimento é um ganho e ninguém pode tirar isso do ser humano”, reforçou.

Escrevendo um novo futuro

Formado em história, o também reeducando C.B. é o professor do curso de logística e disse contar com muito respeito dos alunos durante as aulas. Para introduzir o tema à turma ele usou seus conhecimentos em história para falar sobre como a logística já é usada há anos, fazendo referência à organização dos exércitos durante a Segunda Guerra Mundial. Os conteúdos das aulas são repassados em apostila pelo grupo Teleport aos alunos e ao professor.

Para a reeducanda C.F., única transexual desta turma, o curso foi uma oportunidade que não teve antes de passar pelo sistema prisional. Ela ressalta o preconceito enfrentado no mercado de trabalho por ser trans e vê nessa formação, com certificado, uma chance maior de garantir um novo emprego.

aasassa
Topo