27/02/19 | Amanda Oliveira - CRC

Parceria entre Bos e CQVidass facilita exame de servidores

Ônibus itinerante visita unidades prisionais e faz mais de 150 atendimentos

O Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), em parceria com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), disponibilizou aos colaboradores dos Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Limeira e de Americana, e também aos seus familiares, consultas oftalmológicas, proporcionando serviço de saúde no local de trabalho. Mais de 150 atendimentos foram realizados, nos dias 14 e 15.

De acordo com a diretora do CQVidass Central, Adriana Mancilha, a parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o CQVidass e o Bos trouxe melhorias para a saúde do corpo funcional do sistema carcerário, além de comodidade, uma vez que as consultas são feitas no ambiente de trabalho. “Os pacientes recebem atendimento sem precisar se deslocar do local de trabalho, são orientados e recebem materiais informativos que ajudam a prevenir e a diagnosticar doenças oftalmológicas”, diz Mancilha.

Prescrições de óculos, orientações e diagnósticos de patologias que necessitam de tratamentos e cirurgias estão entre os benefícios proporcionados pela unidade de atendimento móvel que é composta por uma equipe profissional de saúde. Nos casos mais graves, o paciente é encaminhado ao Hospital de Olhos de Sorocaba ou a unidades básicas do município onde eles foram atendidos.

A parceria

Parceiro da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) desde 2015, o Bos já fez mais de dois mil atendimentos na Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central (CRC), regional onde começou a parceria.

Para Mancilha, idealizadora da ação, esse trabalho conjunto é resultado da participação ativa entre diretores das unidades prisionais da região central e da Comissão Interna de Prevenção à Acidentes (Cipa), com o objetivo de oferecer atendimento e acolhimento eficientes aos servidores e seus familiares com necessidades de serviço especializados em oftalmologia.

Os procedimentos são realizados por meio do convênio com o Iamspe e a previsão é que ainda para o primeiro semestre de 2019 o Ônibus itinerante visite os complexos de Campinas e Hortolândia e as unidades prisionais de Sorocaba e Itirapina.