21/02/19 | Camila Haddad – Assessoria de Imprensa SAP

Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania completa 10 anos

A comemoração ocorreu na Secretaria da Agricultura e abordou os trabalhos desenvolvidos na coordenadoria

Atenta ao desenvolvimento de ações para reintegrar presos sob custódia do Estado, a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) completou, no dia 20 fevereiro, 10 anos de atividades. Ligada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), segue os princípios de ética, respeito, tolerância, inclusão social, sustentabilidade e respeito. A comemoração foi no auditório da Secretaria da Agricultura.

O secretário da SAP, Coronel Nivaldo César Restivo, esteve no evento ao lado de cerca de 100 pessoas, entre servidores e convidados. Por volta das 9h30, o Grupo Musical da Pasta, composto por funcionários, fez duas apresentações: o hino Nacional e o hino da Secretaria.

O público também assistiu a um vídeo institucional com depoimentos de egressos do sistema penitenciário. Eles narraram suas vidas atualmente e contaram como voltaram à sociedade e às suas famílias com emprego e estudo. Segundo o coronel Nivaldo, a CRSC tem papel preponderante na ressocialização do preso.

“O Estado de São Paulo na vanguarda do trato das questões penitenciárias vem inovando e tem feito difusão de doutrina e conhecimento para todo o Brasil, mostra que o Estado não se limita a fazer a custódia de apenados. Isso qualquer organização estatal pode fazer. Então a Coordenadoria tem uma função importantíssima, que é a de oferecer oportunidades ao preso. É isso que ele precisa”, completa Restivo.

Chefiada por Mauro Rogério Bittencourt, que agradeceu toda a equipe, a CRSC foi criada pelo decreto nº 54.025 de 16 de fevereiro de 2009. Ao longo dos anos, tem ampliado programas e serviços que abrangem diversos setores da sociedade, além de adotar como premissa, medidas para diminuir a exclusão e segregação do preso, a fim de evitar a reincidência criminal.

O secretário Nivaldo finalizou sua fala e deu destaque ao programa Escola+Bonita do Governador João Dória e que teve início na E.E. Dona Ana Rosa de Araújo. A Iniciativa, que capacita reeducandos em regime semiaberto, tem previsão de reformar 2.100 escolas públicas do Estado de São Paulo até 2020.

Para encerrar o evento, os convidados participaram de uma palestra ministrada por Wellington Nogueira, da Organização Doutores da Alegria.