Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

20/02/19 | Amanda de Oliveira - CRC

CR de Atibaia será pioneiro em receber tecnologia social

Reeducandos terão acesso à educação sem uso da internet

O Centro de Ressocialização (CR) de Atibaia, unidade prisional subordinada à Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), abriu as portas para a implantação de cursos de capacitação profissional EAD, no módulo off-line, desenvolvidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

A ação é um trabalho conjunto da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), cujo objetivo é promover a ressocialização das pessoas privadas de liberdade, além de inserir cursos profissionalizantes e formação social no ambiente educacional do sistema carcerário.

Dessa forma, os reeducandos terão acesso à educação por meio de um Raspberry PI - um microcomputador desenvolvido para fins educacionais -, onde o material pedagógico é salvo e redistribuído para os outros computadores, sem uso da internet, nas salas de aulas do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro”, desenvolvido pela Funap.

O CR de Atibaia é a primeira unidade prisional a receber esse programa, mas o objetivo é incluir em todos os estabelecimentos penais do Estado de São Paulo. Os cursos serão desenvolvidos em sete módulos, com carga horária de 24 horas com conteúdo de tecnologia, tecnologia da informação e comunicação, entre outros. O propósito inicial é formar três turmas de oito reeducandos.

Para o diretor da unidade prisional, Fabio Matias essa inovação traz para o ambiente prisional e para os reeducandos uma conquista de grande estima, pois muitos deles nunca tiveram acesso a um computador. “Conseguimos trazer para dentro do presídio a tecnologia, educação, conhecimento e a inovação, proporcionando ao sentenciado oportunidade que ele nunca teve antes, uma vida nova “, finaliza Matias.

aasassa
Topo