Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

07/02/19 | Simone Betencourt – GQVidass Metropolitana

Um olho no carnaval e outro na prevenção

GQVidass promove campanhas sobre a prevenção de DSTs e alerta para o risco que as doenças causam

Com o intuito de abranger e levar conhecimento sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), principalmente no carnaval, época de maior contágio, o Grupo de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass) promove no mês de fevereiro campanhas com informações de prevenção e alerta sobre os perigos causados por essas patologias.

As DSTs são transmitidas por contato sexual, sem o uso de preservativos, com uma pessoa já infectada. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis. Algumas doenças não apresentam sintomas de imediato, tanto para o homem quanto para a mulher, por isso, é necessária a procura por um serviço de saúde para consultas com profissionais de urologia e ginecologia periodicamente. Esse tipo de doença quando não são diagnosticadas ou tratadas a tempo podem evoluir para problemas mais graves como câncer de útero, infertilidade, aborto ou malformação do feto e pode levar até a morte.

AIDS

O método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DSTs e principalmente do vírus da Aids, o HIV, é usar preservativos em todos os tipos de relações sexuais, sejam oral, anal ou vaginal. O vírus HIV também pode ser contraído por meio de transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, além de ser transmitido de uma mãe infectada para o bebê durante a gravidez e amamentação.

Em 2017, segundo dados do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, o Brasil registrou uma queda no número de mortes e pessoas infectadas pelo vírus. Contudo, o maior número de infectados está entre os jovens e as pessoas com idades acima de 50 anos. A ampliação de oferta de antirretrovirais, a redução de tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento contribuem para a queda da epidemia. Em contrapartida, de acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a sífilis adquirida vem se instalando e aumentando entre os mais jovens da população brasileira, sobretudo entre homens.

O tratamento das doenças sexualmente transmissíveis melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. Os CQVidass Oeste, Central, Metropolitana, Noroeste e Vale do Paraíba e Litoral disponibilizam para todos os servidores e servidoras da SAP, preservativos gratuitos durante o ano todo.

aasassa
Topo