04/04/12 | Veruska Almeida - Assessoria de Imprensa - SAP

SAP assina parceria com o Sport Club Corinthians Paulista

Contrato prevê a contratação de presos do semiaberto do CDP Chacará Belém I

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

SAP e Corinthians em assinatura de contrato para alocação de mão de obra de presos

Na última terça-feira, 03/04, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), assinou com o Sport Club Corinthians Paulista, na sede do clube, mais uma parceria para alocação de mão de obra de presos do regime semiaberto do Estado.

O evento contou com a presença do Secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, do Presidente do Corinthians, Mário Gobbi, do seu vice Eli Werdo, de membros da diretoria Fausto Bittar, Diretor de Esporte Terrestres e Ronaldo Ximenes, Secretário Geral de Esportes, do Desembargador Miguel Marques e Silva, do Tribunal de Justiça (TJ), da Diretora-Executiva da Funap, Lúcia Casali e do diretor do CDP Chácara Belém I, Joaquim Gomes da Silva.

A princípio foram selecionados dez reeducandos, contudo o contrato, com duração de um ano, prevê a contratação de 30 detentos que realizarão atividades de ajudante em serviços gerais. Todos os participantes receberão mensalmente 3/4 do salário mínimo (R$ 466,50), além de seguro de vida, como previsto na Lei de Execução Penal (LEP). Os detentos também receberão vale transporte e alimentação por parte do Clube. Vale ressaltar que cada três dias de trabalho gera um dia de remição de pena.

Um dos reeducandos envolvidos no projeto acredita que a oportunidade irá lhe proporcionar uma nova perspectiva de vida, pois ao final do cumprimento da pena o retorno ao mercado de trabalho é a melhor chance de vitória ao retorno à sociedade.

Em discurso, o Secretário enfatizou o ineditismo do contrato, que segundo Gomes, não apenas proporciona uma nova forma de vida através do emprego a esses reeducandos, mas reflete o poder da sociedade civil e de um dos maiores clubes esportivos do Brasil no processo de reintegração social dos presos.

A parceria também ensinará aos envolvidos no programa uma qualificação profissional, o que facilitará a reinserção do indivíduo ao mercado de trabalho. Em 2012, já são cerca de 18 mil reeducandos, entre homens e mulheres, trabalhando em projetos como esse no Estado de São Paulo.

O presidente do Corinthians Mário Gobbi encerrou o evento citando a música do Paralamas do Sucesso – Alagados. “(...) Filhos da mesma agonia e a cidade que tem braços abertos num cartão postal, com os punhos fechados na vida real, lhe nega oportunidades, mostra a face dura do mal. (...) A esperança não vem do mar, nem das antenas de TV, a arte de viver da fé, só não se sabe fé em quê (...)”.

“A Constituição Federal veta a prisão perpetua, mas nós a aplicamos diariamente. Errar é humano, alguns erros precisam ser repreendidos, a pessoa precisa se reeducar para repensar a vida, pois todos têm direito a uma vida nova”, ressalta Gobbi.