Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/01/19 | Amanda de Oliveira - CRC

Prática de Yoga muda comportamento de detentos do CDP de Jundiaí

‘Relacionamento entre presos e agentes mudou significativamente’, diz diretor

A Yoga vem ocupando cada vez mais espaços na vida das pessoas. Seja para quem quer perder peso, ou pelo estresse do dia a dia, a prática tem o objetivo de integrar e harmonizar corpo, mente e postura, por meio de meditação e técnicas de respiração. Por isso, pensando no processo de ressocialização, o Centro de Detenção Provisória (CDP) ‘Marcos Antônio Alves bezerra’ de Jundiaí abriu as portas, em junho do ano passado, para que detentos começassem a praticar essa atividade.

Atualmente cerca de 60 reclusos participam das sessões que acontecem semanalmente com duração de uma hora, nos momentos livres, e é proporcionada por um grupo de voluntários de diversas áreas de formação acadêmica que dão assistência ao CDP. As aulas têm proporcionado aos participantes, autoconhecimento, a busca pela paz e respeito ao ser humano promovendo postura ética e bem-estar.

Para o diretor técnico da unidade prisional, Alexandre Apolinário de Oliveira, foi possível identificar os resultados positivos de levar a Yoga para dentro do CDP já nos primeiros meses. Segundo ele, houve uma melhora relevante no comportamento dos reclusos, até mesmo no relacionamento destes para com os agentes penitenciários.

“Percebemos que diminuiu significativamente a incidência de embates entre as partes (presos e agentes), assim o ambiente se tornou menos hostil, o que nos motiva a pensar em ampliar as atividades durante o próximo ano, atingindo maior número de presos e estender o projeto aos servidores, fazendo com que os bons fluidos da prática se difundam em nosso CDP”, finaliza Oliveira.

aasassa
Topo