21/01/19 | Mariana Amud - Coremetro

Unidades da Coremetro encerram semestre letivo dos reeducandos

Escolas estaduais promovem a certificação de estudantes do EJA no sistema prisional

Todo final de ano um ciclo é encerrado. Tanto do próprio ano quanto de projetos desenvolvidos ao longo dos passados 365 dias, este é um momento significativo para fazer balanços e concluir o que esteve em aberto. Em alguns estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), 2018 fechou com a formatura de centenas de reeducandos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A parceria entre Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Fundação “Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e a Secretaria da Educação, ofertou educação básica aos reeducandos por meio do EJA. Desde então, escolas vinculadoras do Estado disponibilizam professores para dar aulas dentro das unidades prisionais.

Atualmente, 18 estabelecimentos penais da Coremetro possuem ensino formal e durante o último ano foram mais de 4.148 alunos matriculados nos ensinos Fundamental I, II e Médio. Duas vezes ao ano as escolas vinculadoras realizam o encerramento de semestre letivo e certificam os alunos em cada ciclo.

Na opinião de Cláudio Nachibal Júnior, diretor do Grupo Regional de Ações do Trabalho e Educação (Grate), o certificado de estudo é algo importante, porém tem um significado ainda maior. Segundo ele, esse documento é o retrato de oportunidades que são apresentadas aos reclusos por meio de cursos e ações diversas promovidos pela SAP e seus parceiros.

Barreiras superadas a partir da educação

No ano 2018, para a conclusão de semestres do EJA, cerca de 50 estudantes da Escola Estadual (E.E.) Francisco Antunes Filho, vinculada à Penitenciária I “José Parada Neto” de Guarulhos, desenvolveram grandes projetos com os temas Festa das Nações, ocorrido em junho, e Consciência Negra, realizado no início de dezembro. Ricos em detalhes, os trabalhos foram feitos com materiais recicláveis e demais itens escolares que fizeram os alunos trabalharem a parte artística enquanto adquiriam conteúdo histórico e cultural.

Na Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros, 28 reeducandos receberam seus certificados de término de ciclo do EJA, dados pela E.E. Leda Guimarães Natal. A cerimônia contou com a presença de autoridades da SAP, da vice-diretora da escola vinculadora, de professores e de familiares de alguns reeducandos que, vestidos de beca, emocionaram os presentes com homenagens musicais e poemas.

Para a direção do Centro de Detenção Provisória (CDP) II “ASP Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros, quando um projeto é bem-sucedido isso é motivo de ânimo para toda a equipe. Bom exemplo vem, justamente, no campo da educação por meio de parcerias bem-sucedidas com a E.E. Romeu de Moraes, da Vila Romana, Zona Oeste de São Paulo.

Na cerimônia de encerramento de ano, foram entregues 42 certificados. Dentre os estudantes, a história de M.O.S. merece destaque. Segundo ele, o trabalho sempre vinha antes do estudo e por isso chegou à vida adulta sem saber ler. Foi no CDP, em quatro meses de estudo, que se alfabetizou. Em resultado disso, fez homenagem à esposa, que sempre o fortalecia, escrevendo um poema para ela.

Despertar para uma vida diferente

Para a certificação de 29 alunos da Penitenciária II “Nilton Silva” de Franco da Rocha, os professores da escola vinculadora organizaram um sarau. Com o tema “Superação”, os reeducados prepararam apresentações de música, teatro, poesia, jograis e discursos. A diretoria da unidade prisional concluiu que o projeto desenvolvido foi levado muito a sério por todos os envolvidos, sendo capaz de motivar os alunos para uma nova realidade, em que criaram interesse por conhecimentos que antes eram desconhecidos por eles.

A cerimônia promovida no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista, em que nove reeducandas se formaram, foi organizada pelas alunas do curso técnico de Atendente de Lanchonete, promovido pelo Centro Paula Souza. Nessa ação, as futuras certificadas no setor alimentício tiveram uma aula prática de como montar um evento, enquanto as alunas do EJA puderam se vestir tradicionalmente, de beca, para o evento.

Os CDPs de Belém I e II, Diadema, Feminino de Franco da Rocha, Mauá, Pinheiros III, os Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) do Butantan e de Franco da Rocha, além das Penitenciárias I e III de Franco da Rocha, II de Guarulhos, Feminina da Capital e Feminina de Sant’Ana também consolidaram o fim do ano de estudo para dezenas de alunos.