16/01/19 | Mariana Amud – Coremetro

Agente da SAP é medalhista nos Jogos Latino-Americanos de Policias e Bombeiros, no Panamá

Sidnei Rogério da Silva é o primeiro agente de escolta penitenciária do Brasil a participar de provas internacionais de tiro esportivo

Carregando na mala duas medalhas e muitas experiências para contar, o agente de escolta e vigilância penitenciária (AEVP) Sidnei Rogério da Silva voltou do Panamá, após ter participado dos VI Jogos Latino-Americanos de Policiais e Bombeiros (JLAPB), no final de novembro. Competindo pelas categorias Tiro Swat e Tiro Policial, ele é o primeiro agente penitenciário do Brasil a participar e medalhar em jogos mundiais.

Esse é apenas o resultado mais recente de Silva em torneios internacionais de Polícia e Bombeiros. Há 16 anos como AEVP da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o servidor está lotado na Penitenciária Feminina Sant’Ana (PFS), unidade administrada pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro). Apaixonado por corrida de rua e atletismo, o profissional começou competindo nessas áreas, mas há praticamente 30 anos tem contato com o tiro esportivo.

Sua história com o esporte começou cedo. Aos 14 anos seu primeiro trabalho foi em um clube de tiro da zona norte da cidade de São Paulo. Anos depois, Silva passou então a atuar como agente de escolta da SAP, trabalho que ele comenta ser o que sempre quis fazer e que, no fundo, diz ter sido influência de seu primeiro emprego.

Já como AEVP, o funcionário dedicou-se à graduação em Educação Física e conseguiu inserir os esportes e os cuidados com a saúde também no ambiente de trabalho. A primeira oportunidade de compartilhar os conhecimentos de sua formação com os demais servidores do sistema prisional lhe foi dado na Escola da Administração Penitenciária (EAP).

Na EAP Silva desenvolveu um programa de atividade para o local de trabalho, visando melhorar a qualidade de vida dos demais colegas na faixa dos 20 a 65 anos. Atualmente, ele continua atuando como docente na Escola nas disciplinas de Condicionamento Físico, Armamento e Tiro, além de Técnicas de Condução Operacional.

Histórico em competições

Desde 2010 o AEVP compete em torneios nacionais e internacionais como atleta de tiro. Sua estreia nesse segmento foi em Manaus, no 1° Jogos Ibero-Americanos de Policiais e Bombeiros, onde deu início à sua coleção de medalhas. Esse foi o pontapé para que ele buscasse novos desafios como atleta.

Hoje Silva já conta com medalhas de mundiais disputados nos Estados Unidos (Nova Iorque, Washington e Los Angeles) e de competições latino-americanas, incluindo as últimas conquistadas no Panamá. Representando a SAP e os agentes, o profissional também é o único educador físico provisionado em tiro esportivo reconhecido pelo Conselho Federal de Educação Física de São Paulo.

Para ele o esporte vai muito além do que apenas o seu fim, que é acertar o alvo na competição. O atleta e instrutor de tiro ressalta a importância da disciplina e dos treinos para se tornar um bom profissional. A preparação envolve, segundo o AEVP, desenvolvimento físico, conhecimentos técnicos, além de domínio quanto à postura e o comportamento de seu corpo. “Nós treinamos para atirar, não atiramos para treinar”, resumiu.

Como agente de escolta penitenciária, Silva diz ver no esporte uma importante válvula de escape diante de vícios e estresses enfrentados no dia a dia. Ao mesmo tempo, ele destaca que a atividade física é essencial para uma boa qualidade de vida. Sua experiência como atleta tanto no tiro quanto na corrida é exemplo para que mais profissionais da área adotem a prática esportiva em sua rotina.