Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/01/19 | Marcus Liborio – CRN

Jornadas da CRN somam quase 85 mil atendimentos a presos em 2018

Evento oferece emissão de documentos, assistência jurídica e de saúde, além de atividades com foco em reinserção e empregabilidade

Os presídios vinculados à Coordenadoria de unidades prisionais da Região Noroeste (CRN) registraram 84.975 atendimentos a presidiários durante as Jornadas de Cidadania e Empregabilidade realizadas em 2018. Entre as ações, estão regularização e emissão de documentos, atendimentos médicos e orientações jurídicas, além de palestras e atividades com foco em reinserção e trabalho.

“A Jornada da Cidadania e Empregabilidade traz grandes benefícios para o sistema prisional paulista, pois, através desse programa, é possível ter a participação efetiva da sociedade civil, com palestras, cursos e outros projetos, e ainda a possibilidade de emissão de documentos pessoais, como RG, CPF, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho e outros. Todo esse conjunto de ações, que ocorrem em todas as unidades prisionais da nossa região, tem a finalidade de preparar a pessoa que está privada de liberdade para o seu retorno em sociedade”, explica o diretor do Grupo de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da CRN, Janser Ricardo Gonçalves.

CIDADANIA E EMPREGABILIDADE

Através de parcerias com instituições de ensino e empresas privadas, os eventos ofereceram 32.852 atividades com foco em cidadania e empregabilidade, como palestras, oficinas, entre outras.

Equipes da Gerência Regional da Fundação de Amparo ao Preso (Funap), por exemplo, prestaram orientações aos sentenciados sobre a maneira adequada de montar um currículo na hora de tentar a recolocação no mercado de trabalho, além de ensinar como o candidato deve se portar durante uma entrevista de emprego.

O mesmo assunto pautou palestra na Penitenciária “Rodrigo dos Santos Freitas” I de Balbinos, após parceria firmada com o Centro Universitário de Lins (Unilins).

Ao longo das Jornadas realizadas em 2018, os detentos aprenderam, ainda, sobre empreendedorismo. Profissionais do Sebrae mostraram as vantagens em se tornar um microempreendedor individual (MEI).

Houve, também, palestras que abordaram conceitos de ética e cidadania. Meio ambiente e sustentabilidade, como a importância da reciclagem e o descarte correto de resíduos.

SAÚDE

As unidades penais firmaram alianças com instituições de saúde e universidades para oferecer exames preventivos e orientações diversas aos reclusos, como testes de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e aferição da pressão arterial. Reeducandas da Penitenciária Feminina “Sandra Aparecido Lario Vianna” de Pirajuí foram submetidas a exames de mamografia, com objetivo de prevenir e diagnosticar o câncer de mama. A ação, inédita em unidades prisionais da região, foi realizada pela equipe de saúde do presídio em parceria com o “Projeto Mulheres de Peito”.

Ao todo, durante as jornadas realizadas pela CRN em 2018, as unidades ofertaram 31.396 atendimentos na área da saúde.

DOCUMENTOS

A SAP mantém parceria com o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), e também com órgãos federais para emissão e regularização de documentos pessoais dos detentos.

Durante as Jornadas realizadas no ano passado, foram emitidos ou regularizados 2.686 Registros Gerais (RGs), 3.342 CPFs, 186 títulos de eleitores, 810 carteiras de trabalhos e previdência social, além de 3.413 certidões – nascimento, casamento ou óbito.

CONSULTAS JURÍDICAS

As unidades prisionais firmam parcerias de peso quando o assunto é orientação jurídica. Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fundação Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Defensoria Pública e universidades estão entre os órgãos que disponibilizaram profissionais para tirar dúvidas dos presidiários.

Ao todo, foram contabilizadas 9.102 consultas jurídicas (Defensoria Pública, Promotoria, Ministério Público e Funap).

AÇÕES DIVERSAS

Cada vez mais, as Jornadas de Cidadania e Empregabilidade buscam ampliar o leque de atividades. Por isso, as unidades ofereceram, também, entretenimento e ações culturais, além de corte de cabelo e procedimentos de estética em geral.

No Centro de Ressocialização (CR) de Lins, os reeducandos assistiram a uma demonstração de adestramento de cães, realizada pelo 37.º Batalhão de Infantaria Leve da cidade.

A unidade viabilizou, também, apresentações musicais, com participação da Orquestra Sinfônica de Lins, e performance de teatro promovida pela Casa da Cultura de Lins.

JORNADAS EM NÚMEROS

Atendimentos de saúde: 31.396
Atendimentos jurídicos: 9.102
Cortes de cabelo e procedimentos estéticos: 1.188
Emissão/Regularização de CPFs: 3.342
Emissão de CTPS: 810
Emissão de RGs: 2.686
Emissão de Títulos de Eleitor: 186
Emissão e solicitação de Certidões: 3.413
Palestras, oficinas, orientações, certificações: 32.852

aasassa
Topo