Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/01/19 | Marcus Liborio – CRN

Servidor da SAP fatura medalhas em competições de lançamento de martelo

Esporte olímpico colocou o agente de segurança Edson de Azevedo várias vezes no pódio, em torneios ao longo de 2018

O agente penitenciário Edson de Azevedo, 41 anos, coleciona inúmeras vitórias na prática do lançamento de martelo, considerado uma das provas mais complexas do atletismo. A dedicação ao esporte olímpico rendeu ao servidor da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) várias medalhas em competições disputadas ao longo de 2018 – incluindo na categoria arremesso de peso e lançamento de disco.

Funcionário da Penitenciária de Marília e integrante do Grupo de Intervenções Rápida (GIR), Edson é visto como exemplo de disciplina e foco na modalidade esportiva, além de sempre destacar o apoio que recebe da SAP e dos colegas de trabalho.

VENCEDOR

O ano de 2018 foi marcado por grandes vitórias para o Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Edson de Azevedo: ele faturou medalhas de ouro, prata e bronze em competições de níveis nacional, estadual e regional, além de ter conquistado o primeiro lugar em disputa que contou com a participação de atletas de fora do País.

Edson começou a praticar arremesso de martelo na escola, há 25 anos, influenciado por um professor de educação física. Ele conta que ficou um período sem competir, retomando as disputas há cerca de dois anos. Mas, para alcançar tantas vitórias, o servidor da SAP reúne esforço e perseverança quando está treinando.

Isso porque o lançamento de martelo requer, além de preparo físico, bastante técnica. “A preparação exige muita disciplina alimentar, física e técnica. Os treinos técnicos e físicos são realizados após o expediente de trabalho e nos dias de folga”, detalha.

Para realizar a prova, por exemplo, o atleta é posicionado dentro de uma base de concreto circular de 2,135 metros de diâmetro, com um anel metálico marcando a distância limite. O lançamento precisa ser feito de maneira que o implemento caia dentro de uma área marcada num ângulo de 34,92 graus à frente. E mais: o competidor não pode sair do círculo antes que o martelo toque o chão após o voo.

‘APOIO É FUNDAMENTAL’

O suporte da SAP e dos colegas de trabalho serve como incentivo para que Edson continue trilhando o caminho como competidor. “O apoio é fundamental, pois existe um custo para participar das competições e, infelizmente, ainda não tenho o auxílio de patrocinadores”.

A falta de patrocínio, contudo, nunca foi desculpa para que o servidor da SAP desistisse de competir. Para o atleta, o resultado dos treinos é motivo de muita comemoração.

“É um sentimento gratificante [vencer competições], pois, quando voltei a praticar o esporte, estava preocupado em melhorar a minha condição física, mas quando vi já estava participando de competições de nível nacional. Tudo isso reflete no trabalho, pois me deu mais garra e ânimo e ainda acaba servindo de motivação para os colegas de serviço”, exalta.

META: TÍTULO INTERNACIONAL

Entre os objetivos de Edson no arremesso de martelo, está melhorar seu desempenho em relação ao ano passado, com foco no primeiro título internacional. “Para isso, pretendo participar do ‘Grand Prix do Mercosul de Atletismo’, no Uruguai, e também do ‘Meeting Internacional de Atletismo Master’, em Assunção, no Paraguai”.

MAIOR SONHO

Edson revela que seu maior sonho seria participar (e vencer) o torneio “World Police Fire Games 2019”, que acontece na cidade de Chengdu, na China, em agosto. A competição é voltada para servidores de forças de segurança do mundo inteiro.

“Acredito muito que terei sucesso, pois no lançamento de martelo M40 estou com a melhor marca do mundo. Agora, só falta conseguir patrocinadores, para que eu possa representar nosso País, nossa Secretaria (SAP), meus amigos e familiares”, finaliza.

aasassa
Topo