Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/01/19 | Sonia Pestana - Coremetro

Unidades prisionais abrem suas portas para música

Apresentações musicais de reeducandos são destaque em ações realizadas ao longo de 2018 nas unidades prisionais

Durante todo o ano de 2018 as unidades prisionais promovem apresentações dos grupos de coral e de música. Dentre os estabelecimentos penais pertencentes à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), ganham destaque os grupos Jeúde, Fênix e Renascer Tom, respectivamente formados no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha, na Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey” de Guarulhos e no Centro de Detenção Provisória (CDP) II “ASP Willians Nogueira Benjamim” de Pinheiros, em São Paulo. Apesar do estilo próprio de cantar de cada grupo musical, o amor à música é algo em comum entre eles.

Criado há mais de cinco anos, o coral Jeúde tem ligação com a igreja Assembleia de Deus e por isso adota o estilo gospel. Atualmente, integram o grupo, 36 sentenciados que fazem suas apresentações na unidade prisional, a exemplo de Jornadas de Cidadania e projetos especiais desenvolvidos no CPP.

No final de 2016, no entanto, o coral fez uma participação especial no “Congresso do Cárcere”, promovido e organizado pela entidade religiosa Assembleia de Deus na cidade de São Paulo. Para essa ação, a igreja contou com autorização judicial das autoridades competentes e pôde levar 19 integrantes do coral para um evento religioso.

Privilégio para poucos

Na Penitenciária Adriano Marrey, de Guarulhos, o grupo coral e acústico Fênix desenvolve, desde 2015, um estilo próprio de cantar. Seus 37 componentes possuem grande versatilidade musical, indo do samba, passando pela música popular brasileira e chegando às peças eruditas com muita naturalidade e competência, graças ao empenho de servidores da unidade que não medem esforços para que o grupo progrida nas suas apresentações.

Um bom exemplo está numa participação especial do coral, que aconteceu em outubro de 2016, quando o grupo teve o raro privilégio de cantar para Andrea Bocelli que estava em visita à penitenciária. Com certeza, para muitos dos presentes ao evento, este foi um dos momentos de maior emoção já vividos.

Avesso a protocolos, num impulso, Bocelli não teve dúvidas e largou sua poltrona na plateia para se colocar lado a lado com o coral de sentenciados. Juntos, então, cantaram, entre lágrimas e risos, um de seus maiores sucessos “Con Te Partirò”.

Renascer Tom

O Centro de Detenção Provisória II “ASP Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros, conta com coral e grupo musical formado por cinco reeducandos da unidade, intitulado Renascer Tom. Uma das características mais marcantes do grupo é a sua capacidade para compor melodias temáticas e exatamente por isso é peça chave nas inúmeras ações desenvolvidas pelo CDP.

A relação entre o grupo Renascer Tom com os professores da escola vinculadora é um exemplo de parceria bem sucedida. Segundo a diretora de saúde do CDP, Eliana de Souza, todo projeto educacional desenvolvido ao longo do ano letivo contou com a participação do grupo musical.

aasassa
Topo