Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/01/19 | Mariana Amud – Coremetro

Campanha Dezembro Vermelho conscientiza os servidores da Coremetro sobre o HIV/Aids

Ações focam na importância de medidas preventivas voltadas tanto ao HIV quanto às infecções sexualmente transmissíveis

Dados do Ministério da Saúde indicaram ter uma queda de quase 16% no número de casos detectados de Aids. Os indicadores são comparados a números de quatro anos atrás e também mostra que o número de mortes pela síndrome também apresentou diminuição.

Uma das principais razões para essa queda se dá em razão do maior acesso à informação, que permite tanto a prevenção quanto a realização de exames para a descoberta da doença. Com a intenção de espalhar conhecimentos para cada vez mais pessoas, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e do Centro de Qualidade de Vida do Servidor (CQVidass), estimula a realização de ações da campanha Dezembro Vermelho, durante o mês de prevenção à Aids.

Nos estabelecimentos penais desta coordenadoria, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) junto às diretorias de saúde, dedicaram-se para realizar atividades de conscientização sobre a Aids. De forma prática, as unidades prisionais também deram atenção às infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis e hepatites, por exemplo.

Na maioria dos locais, os servidores receberam orientações em forma de palestras com médicos especialistas. Esses profissionais abordaram o tema falando sobre as formas de prevenção do HIV, um vírus de grande propagação através de relação sexual, sobre os testes rápidos usados para a detecção da sorologia e também sobre os medicamentos disponíveis para tratamento da Aids, doença que ainda não tem cura.

Além das rodas de conversa, as unidades afixaram cartazes e fizeram a distribuição de panfletos informativos, como forma de reforçar as orientações da campanha. Em alguns casos, equipes de enfermagem estiveram disponíveis para a realização de testes rápidos de HIV e Hepatites B e C, também transmitidas sexualmente.

Unidades prisionais que realizaram ações de Dezembro Vermelho:

CDP Belém II
CDP Diadema
CDP Feminino de Franco da Rocha
CDP Guarulhos II
CDP Itapecerica da Serra
CDPs Osasco I e II
CDPs Pinheiros I, II, III e IV
CDP Santo André
CDP Vila Independência
CPP Franco da Rocha
CPP São Miguel Paulista
Penitenciárias I, II e III de Franco da Rocha
Penitenciárias I e II de Guarulhos
Penitenciária Feminina da Capital
Penitenciária de Parelheiros

aasassa
Topo