Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/01/19 | Mariana Amud - Coremetro

Reeducandos da Capital e Grande SP são capacitados em cursos oferecidos pelo Centro Paula Souza

Pronatec Prisional realizou cursos nas áreas de gestão, construção civil, alimentação, beleza e recursos naturais em 15 unidades penais da Coremetro

Cumprindo uma importante missão estabelecida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a de dar ao preso assistência necessária para a sua reinserção social, 15 estabelecimentos prisionais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) ofereceram no segundo semestre de 2018 mais de 400 vagas em cursos técnicos certificados pelo Centro Paula Souza (CPS).

Por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Prisional presos em regimes fechado e semiaberto, de unidades femininas e masculinas de São Paulo, receberam capacitação em diversas áreas do conhecimento, de construção civil a beleza. Em formações que variam de 160 a 200 horas/aula, as pessoas privadas de liberdade se qualificam em um campo de trabalho e também recebem a remição de pena por estudo, que a cada 12 horas de aula tem um dia de sua pena remida.

Na Zona Leste de São Paulo, no Centro de Detenção Provisória (CDP) II “ASP Paulo Gilberto de Araújo” de Chácara Belém, os reeducandos contaram com o curso de Maquiador. Entre teoria e prática, a professora e biomédica, com especialidade em estética, Adriana Rocha elogiou o empenho e o interesse dos alunos pelo conteúdo que é repassado. Ela, que nunca tinha tido a oportunidade de lecionar em uma unidade prisional, ressaltou o respeito e a atenção dos participantes durante as aulas.

Enquanto os sentenciados testavam uns nos outros as técnicas aprendidas em aula, a professora orientava sobre como realizá-las da melhor forma, de acordo com o que a pessoa maquiada esperava. Além da formação específica, os participantes receberam instruções envolvendo a área administrativa do negócio, assim como o custo dos produtos e da mão de obra de seus trabalhos, para que saibam aplicar a futuros clientes.

O curso de maquiagem, oferecido para presos homens, é apenas um exemplo das oportunidades viabilizadas aos reeducandos pela SAP. Alguns dos cursos do Pronatec serão finalizados no início de 2019 e certificarão os participantes em panificação, auxiliar de cozinha, assistente administrativo, pedreiro, horticultor orgânico e pintor de obras, dentre outros.

Unidades da Coremetro com Pronatec

UNIDADE - CURSO(S)
CDP I de Chácara Belém - Aplicador de Revestimento Cerâmico
CDP II “ASP Paulo Gilberto de Araújo” de Chácara Belém - Assistente Administrativo e Maquiador
CDP II “ASP Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros - Jardineiro
CDP III de Pinheiros - Pintor de Obras Imobiliárias
CPP de Franco da Rocha - Auxiliar de Cozinha e Horticultor Orgânico
CPP Feminino de São Miguel Paulista - Atendente de Lanchonete
CPP Feminino “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira” do Butantan - Auxiliar de Cozinha e Pintor de Obras Imobiliárias
Penitenciária Feminina de Santana - Assistente Administrativo
Penitenciária Feminina da Capital - Organizador de Eventos
Penitenciária I “Mário de Moura e Albuquerque” de Franco da Rocha - Padeiro e de Pedreiro de Alvenaria
Penitenciária II “Nilton Silva” de Franco da Rocha Padeiro e Eletricista - Instalador Predial de Baixa Tensão
Penitenciária III “José Aparecido Ribeiro” de Franco da Rocha - Assistente Administrativo
Penitenciária I “José Parada Neto” de Guarulhos - Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Pedreiro de Alvenaria
Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey” de Guarulhos - Padeiro
Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros - Pintor de Obras Imobiliárias e Horticultor Orgânico

aasassa
Topo