Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/01/19 | Sonia Pestana - Coremetro

Presos fazem brinquedos para alegrar o Natal de crianças e jovens com câncer

A tradicional festa de Natal de crianças e jovens com câncer agora também conta com a produção de bichos de pelúcia feitos por presos do CDP Pinheiros II

Com o apoio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), há mais de seis anos os reeducandos do Centro de Detenção Provisória “ASP Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros II, produzem brinquedos para ações assistenciais. Para o Natal de 2018 integrantes do projeto “O Despertar de um Sorriso” confeccionaram cerca de 1.000 peças entre bichos de pelúcia e brinquedos para doação.

Na ação de 2018 três entidades foram selecionadas pelos próprios presos, incluindo a Organização Não Governamental (ONG) Amigos do Bem, voltada aos projetos solidários dos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco, e as instituições Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc), que há 25 anos promove tratamento de qualidade contra o câncer, além da Casa Maria Helena Paulina, por prestar apoio prático aos pacientes e seus familiares que buscam tratamento especializado na cidade de São Paulo.

Essa edição do projeto contou com o envolvimento da população carcerária do CDP Pinheiros II. Segundo a diretora de Saúde da unidade, Eliane de Souza, os trabalhos funcionam em total sincronia, como numa linha de montagem.

Para que essa ação continuasse dando certo há, porém, outros atores em cena, além dos próprios reeducandos. Empenhados nessa luta estão os familiares dos presos e também os servidores do CDP que não mediram esforços para viabilizar o trabalho em benefício de crianças e jovens com câncer. Enquanto o primeiro grupo ocupou-se em providenciar tecidos e acessórios para a produção dos bichinhos, o segundo manteve os contatos necessários com as instituições e possibilitou o transporte das peças para doação.

Cenário de Natal

Para 2018, uma das entidades escolhidas pelo projeto “O Despertar de um Sorriso” foi o Graacc. Durante meses os reclusos do CDP Pinheiros II trabalharam na confecção e montagem do cenário de Natal, com direito a Papai Noel, renas e trenós em tamanhos originais.

As peças confeccionadas para o cenário de Natal foram expostas no saguão de entrada do Bazar permanente do Graacc na primeira quinzena de dezembro. Contudo, antes mesmo da data prevista para o encerramento da ação de fim de ano, o cenário foi comercializado para uma entidade assistencial do interior paulista.

Ao longo do ano, as instituições Amigos do Bem, Graacc e Casa Maria Helena Paulina recebem doações que são revertidas para os assistidos dos respectivos programas.

Amigos do Bem
Telefone: (11) 3019-0100
Rua Dr. Gabriel de Resende, 122 – São Paulo - SP

Bazar Graac
Telefone: (11) 5080-8514
Rua Borges Lagoa, 565 – São Paulo - SP

Casa Maria Helena Paulina
Telefone: (11) 3744-7492 - 3772-5661 - 3743-3516
Rua Judith Passald Esteves, 137 – São Paulo - SP

aasassa
Topo