Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/01/19 | Simone Betencourt – GQVidass

SAP realiza Campanha do Janeiro Branco

Promoção da saúde mental e emocional é o foco da ação

Os cuidados com a saúde mental são o alicerce para termos conforto e qualidade de vida sempre. Com o intuito de abranger o maior número de pessoas com informações sobre o tema, a Campanha Janeiro Branco chama a atenção para a importância da promoção da saúde. O estímulo é fazer com que as pessoas pensem sobre o sentido e os propósitos da vida, o quanto conhecem sobre si mesmas e a qualidade de seus relacionamentos e comportamentos.

Desde 2017, o Grupo de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass) em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) promovem campanhas que buscam conscientizar o servidor da SAP sobre a promoção da saúde mental. As unidades prisionais desenvolvem palestras e orientações aos servidores durante todo o mês de Janeiro.

O investimento no próprio bem-estar psicossocial é um dos principais objetivos da campanha desenvolvida por profissionais de saúde de todo o Brasil. Na busca para este propósito está o psicólogo, o qual ajuda o indivíduo a pensar sobre si, a sentir-se melhor, a refletir sobre as adversidades da vida e aprender a lidar com elas.

Juliana Dias Gonçalves, psicóloga do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) Metropolitana afirma que o que nos faz adoecer são as situações externas que nos acompanham. “Quando a gente começa a aprender minimamente a lidar com essas situações, a gente melhora”, declara.

Ainda hoje a saúde mental é cercada de tabu. Muitas pessoas acreditam que procurar ajuda psicológica é ‘coisa de gente louca’, derivada de uma cultura antiga e ultrapassada, o que de certa forma, acaba afastando as pessoas de procurarem auxílio e tratamento.

A origem da campanha

A campanha foi criada em 2014 em Minas Gerais, por psicólogos, com o intuito de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental e mostrar a compreensão do conceito como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo. A ideia é fazer do mês de janeiro o marco temporal para que as pessoas e instituições sociais reflitam e efetivem ações em prol do combate ao adoecimento emocional. Segundo dados do site da campanha, janeirobranco.com.br, a pretensão é estimular cada vez mais a criação de uma cultura da saúde mental.

Quem cuida da mente, cuida da vida.

aasassa
Topo