Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/12/18 | João Carlos Bigaran - CRN

Reeducandas do Centro de Ressocialização Feminino de Araraquara recebem curso de Maquiagem

Parceria da SAP com programa do governo federal promoveu capacitação profissional ampla, em curso de 160 horas

Entre os dias 24/09 e 23/11 foi realizado, no Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Araraquara, o curso de Maquiadora, viabilizado pela parceria da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.

Com carga horária de 160 horas, o curso aconteceu de segunda à sexta, das 7h às 11h e foi destinado não só à maquiagens de gala para festas e eventos, mas também à pinturas infantis, atração que sempre alegra os eventos das crianças, quando tem uma profissional à disposição para pintar borboletas, onças, unicórnios entre outros. Também presente no conteúdo, estavam as maquiagens utilizadas em teatro, televisão e festas à fantasias e outros eventos que pedem a transformação da pessoa em um personagem, como idosa, acidentada, com feridas e deformações, bruxa, zumbi, monstro entre outras inúmeras possibilidades que a maquiagem artística permite.

As aulas foram executadas pela Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Anna de Oliveira Ferraz, sendo ofertadas 20 vagas, rapidamente preenchidas pelas reeducandas. Destas 17 concluíram o curso e foram certificadas pela Etec. As 160 horas de curso foram divididas entre as aulas teóricas e depois as práticas. A instrutora Natália, foi responsável por aplicar o conteúdo e a avaliação do aproveitamento das aulas foi a melhor possível. Segundo a direção da unidade prisional, elas se mostraram muito interessadas, participativas e aplicadas nas atividades propostas. A capacitação atende a um anseio das internas, pois dominar as técnicas de maquiagem pode garantir um campo de trabalho bastante abrangente em empresas do ramo, ou mesmo como autônomas, seja em tempo integral ou mesmo como complementação de renda.

Para o ano de 2019, novos cursos na área de estética serão pleiteados pelo CR Feminino de Araraquara, não só profissionalizantes, mas que visem também elevar a autoestima da mulher presa.

aasassa
Topo