Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/12/18 | Sonia Pestana - Coremetro

Cuidado e controle do HIV/Aids no sistema prisional

Secretaria da Administração Penitenciária mantém equipes técnicas capacitadas para diagnóstico e tratamento do HIV/Aids para pessoas privadas de liberdade

No mês de dezembro a luta conta a Aids completa 30 anos. Nada mais oportuno do que promover um balanço nas ações sobre cuidado e controle da Aids no sistema prisional paulista. De forma coerente com as lutas instituídas, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio das Coordenadorias de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e de Saúde do Sistema Penitenciário, mantém equipes técnicas capacitadas para diagnóstico, controle, assistência e prevenção para pessoas privadas de liberdade.

Desde 2009 o cenário na área de saúde do sistema prisional vem mudando. A dinâmica nos 28 estabelecimentos penais prevê na entrevista de inclusão no sistema prisional abordagens para a realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) como HIV, Sífilis e Hepatites.

Para essa ação, no ano de 2015, foram feitas parcerias bem-sucedidas entre a SAP, a Coordenadoria de Saúde, a Escola de Administração Penitenciária (EAP) e o Centro de Referência e Treinamento (CRT) em IST/Aids, da Secretaria Estadual da Saúde, que resultaram na capacitação de 224 servidores para a aplicação de Testes Rápidos por Fluido Oral de HIV, além de outros 23 de perfil técnico para aplicação de Testes Rápidos por Punção Digital nas unidades prisionais da Coremetro. Como resultado, houve uma ampliação do potencial de diagnóstico e consequentemente de inserção desses pacientes em linhas de atenção.

O objetivo desse trabalho é colocar 100% dos pacientes com resultados positivos em tratamento com Antirretroviral (ARV), no caso de Aids. Atualmente, dentre as unidades administradas pela Coremetro 350 fazem pacientes com uso de ARV.

Paralelamente aos trabalhos de diagnóstico e tratamento estão as ações de conscientização que incluem palestras educacionais, rodas de conversas e distribuição de 200 mil preservativos masculinos e cinco mil femininos ao mês. Segundo a Coordenadoria de Saúde, uma importante meta para 2019 é a ampliação da rede de atendimentos em infectologia e demais especialidades que convergem para o atendimento dos pacientes portadores dessa patologia.

Para o Centro de Referência e Treinamento em IST/Aids, a parceria com a SAP é de extrema importância para o controle do HIV. Segundo Tânia Regina Corrêa de Souza, assistente técnica do programa estadual, ”pela primeira vez na história brasileira estamos podendo traçar estratégias de prevenção combinada, diagnóstico precoce e tratamento das IST/HIV/Aids para essa população com risco aumentado de adquirir infecções”, relatou.

Aids e HIV

As terminologias Aids e HIV tem significados diferentes e podem causar confusão. O HIV é o vírus que causa a síndrome clínica conhecida como Aids. Assim sendo, não se morre de Aids, morre-se das complicações geradas pelas doenças oportunistas. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a doenças como a pneumonia, por exemplo, que surgem no organismo nesse momento de fraqueza.

aasassa
Topo