13/12/18 | Pierre Cruz – Corevali

Presos recebem 288 óculos em Semana Oftalmológica da PI de Potim

Projeto foi ampliado para a rede de ensino pública de Potim e atendeu mais de 1.900 crianças da cidade

A Penitenciária “AEVP Jair Guimarães de Lima” I de Potim, realizou a primeira edição da Semana Oftalmológica nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. Em um mutirão de atendimentos, 288 reeducandos com problemas de visão receberam óculos de grau gratuitamente. Ao todo, 570 presos passaram pelo processo inicial de triagem e 336 tiveram consultas com oftalmologista, além de 18 funcionários da unidade prisional, que também aproveitaram a ação.

A iniciativa é uma parceria entre o estabelecimento penal e a ONG Renovatio, que utiliza tecnologia alemã para a produção instantânea de óculos, entregues sem nenhum custo a comunidades carentes de o todo país. O orçamento, que gira em torno dos R$ 80.000,00, foi financiado pela Arquidiocese de Aparecida, pelo Santuário Nacional de Aparecida e pela Prefeitura Municipal de Potim.

Durante o evento, um ônibus com dois consultórios adaptados esteve estacionado no espaço da penitenciária, uma média de 110 detentos receberam atendimento por dia. Em casos de miopia, lentes dos mais diversos graus foram encaixadas em armações e entregues imediatamente aos presos. Os internos que apresentaram sintomas de astigmatismo, receberão modelos de acetato alguns dias após o diagnóstico.

“Eu sempre precisei desse tipo de atendimento”, afirma o reeducando Erick, de 33 anos, momentos antes de se encontrar com o médico. O detento apresenta problemas visuais desde a infância e tem apenas 5% da visão no olho direito. O preso Fábio, de 30 anos, recebeu seus novos óculos logo após sua consulta. “Sentia muitas dores de cabeça, espero que agora melhore”, conta.

Para Karina Prates, diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde da PI de Potim e idealizadora do projeto, a Semana tem efeito direto na autoestima dos detentos. “Estamos atendendo a carência por atendimentos oftalmológicos e a aquisição de óculos, estabelecendo a resolução de um problema ainda mais amplo: a saúde visual complementada”, afirma.

Do dia 26 a 30 de novembro, a ação atingiu crianças da rede de ensino pública de Potim. A proposta de ampliação do projeto para além do presídio foi apresentada pela unidade prisional e abraçada pela Arquidiocese, Santuário e Prefeitura. Mais de 1.900 alunos passaram pela triagem inicial e cerca de 700 precisavam de consulta oftalmológica.

O objetivo foi o de promover a ressocialização e preservar a educação infantil. De acordo com o Programa de Alfabetização Solidária do Ministério da Educação, problemas de visão não diagnosticados representam 22,9% dos casos de evasão escolar no Brasil. “A ideia foi trazer uma contribuição positiva da Secretaria da Administração Penitenciária para a comunidade”, afirma Karina.