Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/12/18 | Eliane Borges - Croeste

Reeducandos de Valparaíso pintam e doam quadros à unidades de saúde

As obras estimulam a prevenção ao Câncer e Diabete infanto-juvenil

No mês em que se destaca o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro), a Penitenciária de Valparaíso, em parceria com o Lions Clube do município, promoveu a entrega de 14 quadros pintados à mão por reeducandos às Unidades Básicas de Saúde (UBS), clínica odontológica e Santa Casa do município. As telas contemplam duas artes diferentes para Campanha de Prevenção ao Câncer e Diabete infanto-juvenil e foram oficialmente apresentadas em evento social na sede do Lions Distrito LC-8, em 21 de novembro.

A parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a organização internacional teve início em julho, com a doação de quase 100% dos materiais utilizados, intermediada pela Fundação Dr. “Prof. Manoel Pedro Pimentel” (Funap). Os trabalhos foram executados por cinco reeducandos: Luciano Ricardo Batista, monitor da Funap que ensinou os demais; Everton José Teodoro de Souza; Weverson Augusto do Amaral, William Lauriano Domingos e Douglas Rodrigo da Silva.

Uma obra de cada campanha preventiva havia sido apresentada em reunião de gestão distrital do Lions em Dracena, no mês de outubro, e posteriormente exposta na inauguração do Centro de Detenção Provisória de Nova Independência. As artes foram doadas para os seguintes locais: Santa Casa, Clínica de Especialidades Odontológicas, Posto de Atendimento à Saúde (P.A.S) Lambari, UBS Dr. Housep Eserian, UBS Gabriel Francisco Dias, UBS Sebastião Marinho de Souza e Centro de Saúde.

A ideia é conscientizar a população quanto ao diagnóstico precoce, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura. O câncer pediátrico é o mais novo tema abordado pelo Lions Clubs Internacional. Segundo a organização, a doença é a segunda causa de morte na faixa etária entre um e 19 anos, mas o índice de cura pode chegar a 80% dos casos quando diagnosticado precocemente.

O trabalho artístico contempla os sintomas do câncer infantil, através de imagens de crianças de rostos pintados com os dizeres: palidez inexplicada, febre prolongada, reflexo nos olhos, caroços no corpo, perda de peso e manchas roxas. A obra de prevenção ao diabetes apresenta crianças em atividades que evidenciam muita sede, aumento de apetite, urina em excesso e cansaço.

aasassa
Topo