Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/12/18 | Pierre Cruz - Corevali

Jornadas da Corevali atingem mais de 31 mil atendimentos a presos em 2018

Evento aconteceu em presídios do Vale do Paraíba, do Alto Tietê e da Baixada Santista

Em 2018, os presídios vinculados à Coordenadoria de Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) atingiram o número de 31.638 atendimentos a presos durante as Jornadas de Cidadania e Empregabilidade nas regiões do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Baixada Santista. O evento tem o objetivo de preparar homens e mulheres privados de liberdade para a vida longe dos presídios.

Desde 2016, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) estabelece que todos os presídios do Estado de São Paulo disponibilizem um dia do ano para “abrir” as portas aos parceiros e à sociedade civil por meio das Jornadas.

Para o diretor do Grupo de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Corevali, André Luís Domiciano, trata-se da consolidação de uma política pública. “As Jornadas de Cidadania e Empregabilidade proporcionam acesso a serviços básicos nas áreas jurídica, saúde e cidadania à população carcerária”, resume.

Os detentos aproveitam a oportunidade para regularizem sua documentação pessoal e participam de manifestações artísticas, como teatros, corais e vernissages. Com o apoio de Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) municipais e do Grate da Corevali, foram emitidos 1.166 CPFs, 880 RGs, além de 1.988 certidões de nascimento, casamento ou óbito aos internos.

Durante o ano, os estabelecimentos penais firmaram alianças com instituições de ensino para realizar testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e de glicemia, aferição da pressão arterial e avaliações corporais dos detentos. Os presos também participaram de palestras voltadas para a prevenção de doenças e para a promoção de hábitos saudáveis. Ao todo, foram 14.734 atendimentos na área de saúde.

Nos eventos, os reeducandos tiveram a oportunidade de consultar seu status jurídico com advogados da Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) e com parceiros da sociedade civil, como a Defensoria Pública e universidades. Foram 3.347 consultas nas Jornadas de 2018 realizadas pela coordenaria.

ÚLTIMA DO ANO

No dia 7 de novembro, a última Jornada de Cidadania e Empregabilidade da Corevali em 2018 foi sediada no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá. Foi a segunda edição do evento neste ano na unidade, que alcançou 1.136 atendimentos aos sentenciados.

Na ocasião, foram destacadas as ações de cunho artístico como meio para a ressocialização. Uma apresentação musical com canções da MPB foi realizada por uma banda formada por três detentos, que tocavam violão e contrabaixo. Bruno, de 21 anos, é o vocalista do grupo e cantou músicas dos Titãs e do Legião Urbana. “A cultura é o melhor caminho para sair do crime”, acredita.

Em complemento às atividades artísticas, foram expostas obras criadas por reeducandos no rol de entrada do CPP. Wandick, preso de 33 anos, exibia suas esculturas feitas com pano e cimento, produzidas no espaço de artesanato na unidade. “Minha família já viu as minhas peças e ficou muito feliz, é uma habilidade que eu pretendo usar para me manter fora da prisão”, afirma.

NÚMEROS DAS JORNADAS

Atendimentos jurídicos: 3.347
Atendimentos de saúde: 14.734
Atendimentos em palestras e atividades: 8.681
Emissão de CPFs: 1.166
Emissão de RGs: 880
Emissão de CTPS: 371
Emissão e solicitação de Certidões: 1.988
Emissão de Títulos de Eleitor: 4
Cortes de cabelo: 467

aasassa
Topo