Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/12/18 | Pierre Cruz - Corevali

Servidores da SAP participam da campanha Novembro Azul

Unidades prisionais da Corevali promoveram atividades de saúde em combate ao câncer de próstata

Os dados são alarmantes: o câncer de próstata, além de ser o mais comum entre a população masculina, mata um homem a cada 38 minutos no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A única forma de garantir a sua cura é com o diagnóstico precoce. Para promover a conscientização dos servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), os estabelecimentos penais da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) aderiram à campanha Novembro Azul.

As atividades foram organizadas e desenvolvidas pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Corevali e por membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas). Durante o mês, os funcionários receberam atenção especial das equipes de saúde, com aferição da pressão arterial, testes de glicemia e a coleta de sangue para o exame de PSA (Antígeno Postático Específico) – indicador da doença a partir do aumento de determinada substância produzida pela célula prostática.

Palestras e rodas de conversa fizeram parte do cronograma da campanha. O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano convidou o médico João Batista Martani para abordar o tema com o corpo funcional da unidade. Em Tremembé, na Penitenciária “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” II e na Penitenciária Feminina “Santa Maria Eufrásia Pelletier” I, os agentes receberam orientações de um profissional de saúde.

Parcerias com entidades civis enriqueceram a campanha. No Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá, o grupo Saúde e Vida esteve presente para falar sobre exames preventivos e infecções sexualmente transmissíveis. O projeto Laços de Amizade, que firmou aliança com a Penitenciária II de São Vicente em outubro para falar sobre câncer de mama, retornou à unidade para conscientizar os homens sobre a doença e desmistificar preconceitos.

Em um ato de generosidade, funcionários que já enfrentaram o câncer de próstata compartilharam suas experiências com seus colegas. Na Penitenciária II de Potim, as equipes administrativas e de segurança se reuniram para ouvir o depoimento do servidor Umberto Martins Pires, diretor de Serviço de Núcleo de Inclusão, que entrará em fase de tratamento da doença. Um encontro do mesmo caráter foi promovido no CDP “ASP Charles Demitre Teixeira” de Praia Grande. O dentista da prisão, que venceu o câncer há três anos, contou a sua história em dois dias de bate-papo com os servidores.

Em todas as unidades da Corevali, foram fixados cartazes e distribuídos panfletos informativos sobre a campanha. Os funcionários dos estabelecimentos penais fizeram fotos com fitilhos azuis e com bigodes de papel, símbolo da campanha. Embora o enfoque das ações seja para homens com mais de 40 anos, todo o corpo funcional dos estabelecimentos penais participou do Novembro Azul, com o objetivo de otimizar a conscientização.

Unidades que aderiram à campanha Novembro Azul

Centro de Detenção Provisória de Suzano
Centro de Detenção Provisória de Praia Grande
Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos
Centro de Detenção Provisória de São Vicente
Centro de Progressão Penitenciária de Mongaguá
Penitenciária II de Tremembé
Penitenciária I de Potim
Penitenciária II de Potim
Penitenciária II de São Vicente
Penitenciária Feminina I de Tremembé
Penitenciária Feminina II de Tremembé
Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos
Sede da Corevali

aasassa
Topo