Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/12/18 | Sonia Pestana- Imprensa Coremetro

Conhecimento como principal ferramenta contra o câncer

Novembro Azul chegou nas unidades prisionais da Coremetro levando informação aos servidores

A exemplo do que acontece no mundo inteiro, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) apoia e incentiva ações de conscientização sobre o Novembro Azul. Nessa linha de trabalho, os estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), em parceria com o Centro de Qualidade de Vida do Servidor (CQVidass), promoveram palestras e ações que reforçaram a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. A estimativa do Inca prevê que serão mais de 68 mil novos casos da doença entre 2018 e 2019. Segundo o Inca, as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, incluindo também pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Ações nas unidades

Com foco na informação, os estabelecimentos penais pertencentes à Coremetro investiram na realização de palestras e transmissão de vídeos com profissionais de saúde. Nessas orientações incluem-se procedimentos disponíveis para o diagnóstico de câncer de próstata, como o Antígeno Prostático Específico (PSA), que é feito por meio do exame de sangue simples, toque retal, ultrassonografia transretal, medição do jato de urina, exame de urina e biópsia.

Os conteúdos apresentados reforçaram a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ideia foi tornar os homens mais conscientes sobre a doença e alertar para alguns preconceitos que podem colocar suas vidas em risco.

Participaram das ações Agentes de Segurança Penitenciária (ASP) e de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP), oficiais administrativos e auxiliares de enfermagem. Uma forma de orientação eficaz adotada pelas unidades é realizada com a distribuição de cartazes e informativos sobre o tema em quadros de aviso.

Como ações diferenciais, neste ano cabe destacar a elaboração e impressão de um caça-palavras específico sobre o câncer de próstata, prevenção, diagnóstico e tratamento, bem como sessão de alongamento visando relaxamento físico e emocional dos servidores, além de exame de PSA, glicemia e aferição de pressão.

Origem do Novembro Azul

Segundo o Inca, o movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

Estas foram as unidades prisionais que promoveram ações do Novembro Azul 2018 na Coremetro:

CDP Belém I
CDP Diadema
CDP Feminino de Franco da Rocha
CDP “ASP Nilton Celestino”, de Itapecerica da Serra
CDP Guarulhos II
CDP Mauá
CDPs Osasco I e II
CDPs Pinheiros I, II, III e IV
CDP de Santo André
CDP de Vila Independência
CPP de Franco da Rocha
CPP Feminino “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira” do Butantan
CPP de São Miguel Paulista
Penitenciária Feminina da Capital
Penitenciária Feminina de Sant’Ana
Penitenciária I “Mário de Moura e Albuquerque”, de Franco da Rocha
Penitenciária III “José Aparecido Ribeiro”, de Franco da Rocha
Penitenciária I “José Parada Neto”, de Guarulhos
Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey”, de Guarulhos
Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes”, de Parelheiros

aasassa
Topo