28/11/18 | Assessoria de Imprensa - SAP

Inaugurado novo CDP em Nova Independência

O CDP é a 27ª unidade do Plano de Expansão de Unidades Prisionais a ser entregue

Na última sexta, 23, foi inaugurado o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Nova Independência. Localizado a cerca de 700 km da capital paulista, a nova unidade é destinada a presos provisórios da região e foi entregue com a abertura e fechamento de porta de celas totalmente automatizada. Foram investidos R$ 47 milhões na nova unidade – parte dos recursos veio do Governo Federal, por meio do Departamento Penitenciário Nacional.

O modelo dos novos presídios do Plano de Expansão de Unidades Prisionais, que são entregues com salas de aula e espaços para que possam ser instaladas oficinas de trabalho, foi elogiado pelo coordenador das Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado, Roberto Medina. "O Centro de Detenção Provisória de Nova independência nasce integrado ao planejamento de uma gestão de segurança pública moderna, pautada no respeito às leis, com a adoção de práticas internas capazes de transformar os detentos através do trabalho, da educação e da qualificação profissional", declarou.

Júlio Cesar Valese, defensor público de Araçatuba, representando o defensor público geral do Estado Davi Depiné, destacou os esforços dos funcionários da SAP, que ele têm acompanhado de perto. "As unidades são bem cuidadas, bem administradas e com o CDP de Nova Independência não vai ser diferente. Vai ser mais um opção para que a execução penal seja exercida cada vez mais de maneira mais humanizada para todos", disse.

Em sua fala, a prefeita Thauana Duarte ressaltou a parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária e até brincou com o diretor da nova unidade, Wander Marmol da Mata. "Wander, agora você vai trabalhar comigo", declarou. Ela também afirmou-se muito feliz pelos moradores de Nova Independência, servidores da Secretaria, que estavam voltando ao município. Também deu boas vindas ao funcionários de outras cidades que se instalaram no município com a vinda do presídio.

O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, lembrou que Nova Independência é o 96º município a receber uma unidade prisional no Estado de São Paulo e destacou a excelência dos funcionários da Secretaria. "Os nossos funcionários são exemplos para outros estados", declarou após apresentar os números do sistema prisional paulista – o maior do país, com 230 mil presos.

Após as falas dos presentes, foi feito o descerramento da placa e o público presente, composto por autoridades, cidadãos locais e servidores da SAP e da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap), pode conhecer as instalações do novo presídio.