02/04/12 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Penitenciária I de Potim monta horta suspensa a partir de material reciclado

Reintegração através do respeito ao meio ambiente e à sociedade é foco do projeto

Reeducandos montaram horta suspensa sob orientação de agentes

Os reeducandos da Penitenciária I de Potim estão lidando de maneira inovadora com a questão da reciclagem. Além da separação de materiais, o que antes era descartado passou a ser reaproveitado na estrutura de uma horta suspensa.

Tudo começou com a coleta seletiva que já era realizada na unidade. De início, era feita apenas separação, na cozinha, de óleo e material orgânico. Posteriormente, o Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Jéferson Faria Abrahão, que na época cursava o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental na Faculdade de Roseira, passou a treinar um preso de cada raio. Os reeducandos foram orientados a exercer atividades de seleção de lixo a partir de cada cela. O que pode ser utilizado para a montagem da horta suspensa é separado e os demais materiais recicláveis são recolhidos por uma empresa.

Além de Abrahão, atua no projeto o ASP Renato Rafael da Silva, estudante de psicologia na Universidade de Taubaté. Ambos fazem a seleção de sentenciados para o trabalho, acompanham as ações de plantio e colheita, além de atuar na manutenção geral em conjunto com os reeducandos.

Na horta suspensa, uma estrutura montada com cabos de vassouras, garrafas pet e sacos de leite sustenta as verduras cultivadas. Realizado há cerca de um ano, o projeto já teve quatro colheitas de alface lisa e crespa. No momento, estão sendo realizados aperfeiçoamentos nos suportes para dar início ao novo plantio. A próxima etapa é a criação de um sistema de compostagem para transformar as sobras de alimentos em adubo para a horta.

Cada sentenciado que trabalha no projeto (são 12 no total) tem pena remida, de acordo com os termos da Lei de Execução Penal. Mesmo aqueles que não participam do projeto acompanham com interesse o desenvolvimento das atividades. O local onde fica a horta era antes utilizada pelos reeducandos como área de dispensa de material e hoje é mantida limpa por eles.

O diretor da PI de Potim, Gustavo Testa Fernandes, reforça que tanto a reciclagem quanto a horta suspensa têm grande importância, pois “além de contribuírem para o aprendizado e disciplina dos reeducandos em relação às atividades desenvolvidas, promovem também a reintegração social deles, bem como a conscientização no respeito ao meio ambiente e à sociedade” explica Fernandes.