Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/11/18 | Amanda de Oliveira - CRC

Autora do livro Acre visita penitenciárias na região de Sorocaba

Lucrécia Zappi conversou com reeducandos que participam do programa de incentivo à leitura ‘Lendo a Liberdade’

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Fundação Prof. Manoel Pedro Pimentel (Funap) e da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), abriu as portas das Penitenciárias de Capela do Alto e de Votorantim, no dia 12/11, para receber a escritora Lucrécia Zappi, autora de Acre, um dos livros que fazem parte do Clube da Leitura.

A visita fez parte do Programa de Incentivo à Leitura Lendo a Liberdade, que consiste em ofertar a remição de pena aos interessados em desenvolver resenhas de obras literárias. O encontro foi marcado por emoção e muita conversa. Os leitores tiraram suas dúvidas e revelaram as suas impressões sobre a trama envolvente que narra a história de Marcela, Oscar e Nelson. O enredo acontece na Vila Buarque, próximo ao centro de São Paulo, onde a escritora passou parte de sua vida.

O livro convida o leitor a conhecer uma cidade sufocante e hostil, com preconceito, brutalidade e decadência. Diante da curiosidade do público, Lucrécia disse que pensou nas particularidades de cada indivíduo, nas fronteiras sociais e culturais, nos medos que acompanham as pessoas e em suas dificuldades para dar nome a sua obra. Ela revelou ainda, que teve dislexia e que se inspirou em um familiar para criar um dos personagens de Acre. A autora aproveitou a fala para incentivar os reeducandos à leitura.

A literatura do Clube da Leitura chega às unidades prisionais por meio de editoras que visam proporcionar cultura a pessoas privadas de liberdade. Na Penitenciária de Capela do Alto, 20 reeducandos participam da roda da leitura, já na Penitenciária Feminina de Votorantim, 18 presas ingressaram no projeto.

Segundo a professora Luciana Gerbovic, integrante da ONG Mulheres do Brasil, que intermediou o contato de Lucrecia Zappi com o sistema prisional, quatro editoras fornecem cerca de 10 títulos, sendo 20 exemplares cada, temporariamente. A cada resenha produzida, os reeducandos são contemplados com 4 dias a menos na pena, com o prazo de 30 dias para leitura e 10 dias para elaboração da resenha, que é avaliada pela editora.

A autora

Lucrécia Zappi, de 46 anos, nasceu na Argentina, mas se mudou para São Paulo aos 4 anos de idade. Estudou na cidade do México e em Amsterdã. É jornalista, trabalhou por 10 anos no Jornal Folha de São Paulo e possui mestrado em Criação Literária, pela Universidade de Nova York. Autora dos livros: Mil-folhas (2009) - vencedor do prêmio Internacional Ragazzi -, Onça Preta (2013), e Acre (2017), que para ela, particularmente, sem dúvida é um de seus trabalhos mais marcantes. Atualmente ela mora em Nova York.

aasassa
Topo