Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/11/18 | Eliane Borges – Croeste

Unidades estimulam convivência inter familiar no Dia das crianças

Homenageados foram recebidos com jogos, teatros, pinturas, guloseimas e muita diversão

Se para as mulheres outubro é cor de rosa, para a garotada, ele é doce e colorido. No mesmo mês que se faz alusão à prevenção ao câncer de mama, também se comemora o dia de quem muito depende do seio materno. Festejado em 12 de outubro, o Dia das Crianças foi lembrado no Centro de Ressocialização (CR) “ASP Gláucio Reinaldo Mendes Pereira” de Presidente Prudente, nas Penitenciárias de Paraguaçu e Flórida Paulista e no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Javert de Andrade” de São José do Rio Preto.

Atividades lúdicas

Resgatando a infância em cada servidor e em familiares de reeducandos, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do CR de Presidente Prudente elaborou desenhos com frases motivacionais que, ao som de músicas dos anos 80 e regado a muita pipoca e criatividade, foram pintados por funcionários e entregue como presente aos colegas de trabalho. Já a equipe do setor de educação, em conjunto com monitores da Fundação Prof. Dr. “Manoel Pedro Pimentel” (Funap), elaboraram atividades lúdicas que encantaram as crianças e visitantes em geral: quatro reeducandos se vestiram de palhaço e realizaram diversas brincadeiras com os pequenos, cantando canções infantis. Ao final, os homenageados receberam caixinhas surpresas com doces, desenhos para colorir, giz de cera e lápis personalizado.

Refeições especiais

Buscando prestigiar familiares que, muitas vezes, vêm de longe visitar quem cumpre pena na unidade, a Penitenciária de Flórida Paulista proporcionou uma feijoada às visitas, tendo como sobremesa bolo e refrigerante, além de entregar uma lembrancinha ao público mirim. A ação foi realizada com recursos próprios e organizada pelos Centros de Trabalho e Educação, de Reintegração e Atendimento à Saúde, de Segurança e Disciplina. Ação semelhante ocorreu no estabelecimento prisional de Paraguaçu Paulista, que distribuiu bolos confeitados e gelatinas aos visitantes.

Aprendizado

A ala de educação do CPP de São José do Rio Preto abriu as portas para os pequenos. Logo na entrada, usando tinta guache, eles registravam a marca das mãozinhas em um painel. Dentre as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Educação e monitoradas por professores, a sala de pintura no rosto foi a mais visitada. As visitas também passaram por sala de leitura de histórias, com direito a desenhar sobre a fábula, partindo depois para a sala de jogos lúdicos, que contava com: quebra cabeça, jogo de palitos, desenhos à mão livre, confecção de bonecas de pano, amarelinha, jogos com bolas, teatro, caça ao tesouro e dança das cadeiras – com direito a brinde para os ganhadores. Ao final, pais e filhos saborearam bolo com guaraná, sendo o púbico infantil ainda presenteado com sacolinhas surpresas e doces.

aasassa
Topo