Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/11/18 | Mariana Amud - Coremetro

Jornadas de Cidadania e Empregabilidade da Coremetro realizam mais de 53 mil atendimentos em 2018

Serviços de cidadania se somaram às atividades artísticas e educacionais apresentadas pelos reeducandos

Em outubro de 2018, a Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) encerrou o terceiro ano de Jornadas de Cidadania e Empregabilidade com um saldo total de 53.994 atendimentos aos reeducandos dos 28 estabelecimentos penais locais.

Desde 2016, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através da Resolução 138, estabelece que todas as unidades prisionais do Estado de São Paulo devem oferecer ações de reintegração social aos reeducandos através das Jornadas de Cidadania e Empregabilidade.

Organizadas em parceria entre Coremetro – por meio do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) – e a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), as Jornadas são eventos em que os reeducandos têm acesso a diversos instrumentos de ressocialização, que vão da emissão de documentos como RGs, a atendimentos jurídicos e de assistência social.

Além dos serviços padrão disponibilizados, as Jornadas de Cidadania e Empregabilidade abrem espaço para que as unidades apresentem projetos desenvolvidos nas áreas de trabalho e educação, como os grupos de coral, teatro e artesanato em que os reeducandos são os principais atores.

Arte que entretém e ressocializa

Abrindo o calendário das Jornadas da Coremetro em 2018, o Centro de Detenção Provisória (CDP) Pinheiros II contou com uma apresentação musical logo no início do evento. O grupo “Renascer Tom”, formado por reeducandos da unidade que cantam, compõem e tocam instrumentos, cantaram a paz aos presentes.

Reconhecido após cantar com o tenor italiano Andrea Bocelli, o grupo de coral e acústico “Fênix”, da Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey” de Guarulhos, deu um show ao cantar músicas famosas, como Amazing Grace. O espetáculo foi além e também contou com a representação de um trecho da peça “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, que divertiu os presentes e mostrou muitos talentos no palco.

Os reeducandos da Penitenciária I “Mário de Moura e Albuquerque” de Franco da Rocha, trabalharam para que os convidados da Jornada realizada este ano na unidade levassem para casa mais do que apenas a memória vivida no momento. Com palitos de sorvete eles elaboraram marcadores de livros, desenhados e pintados artesanalmente.

Também em Franco da Rocha, mas dessa vez no Centro de Progressão Penitenciária, o coral “Jeude”, de música gospel encantou os presentes na abertura da Jornada deste ano. Além da apresentação musical, um reeducando aproveitou o evento para representar em forma de poesia a música “Metade”, de Oswaldo Montenegro, que fala sobre força e resiliência.

A finalização do ano de Jornadas na Coremetro aconteceu na Penitenciária Feminina de Sant’Ana. A abertura da semana de ações teve participação do coral de reeducandas da unidade que, em poucos dias, ficaram afinadas para mostrarem a potência de suas vozes aos presentes.

Além dos números de ações, que nos últimos três anos somam mais de 150 mil atendimentos, as Jornadas da Cidadania e Empregabilidade nas unidades da Coremetro deste ano são mais uma prova da importância dos trabalhos de ressocialização desenvolvidos pela SAP, que dão aos sentenciados uma nova perspectiva de futuro, e mostram à sociedade civil que todos são dignos de uma segunda chance.

aasassa
Topo