06/11/18 | Pierre Cruz - Corevali

Penitenciária I de Potim realiza mais de 1,1 mil procedimentos odontológicos em presos

Projeto recebeu o prêmio Mário Covas em 2017 como a melhor iniciativa para a melhoria de serviços prestados ao cidadão

A Penitenciária I “AEVP Jair Guimarães de Lima” de Potim, realizou a 3ª edição da Semana Odontológica, entre os dias 24 e 28 de setembro, e totalizou 1.136 procedimentos prestados aos detentos – mais do que o dobro dos atendimentos feitos nas edições anteriores (509 em 2016 e 503 em 2017). O evento é um mutirão de serviços de saúde bucal aos sentenciados que acontece em parceria com a Prefeitura de Potim, a Prefeitura de Guaratinguetá e o Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC).

Durante a semana, duas unidades móveis com consultório adaptado e uma sala equipada com aparelhos odontológicos receberam 149 sentenciados para sanar problemas como dores nos dentes, extração de raízes residuais, limpezas bucais e obturações dentárias. O preso Bruno, de 26 anos, aproveitou a oportunidade para retirar o aparelho ortodôntico. “Já estava me incomodando e começando a doer, agora me sinto mais confortável”, afirma o detento, com sorriso no rosto.

O reeducando Ricardo, de 25 anos, também aproveitou a oportunidade para fazer uma limpeza nos dentes. “Estou satisfeito com o resultado, sinto a boca mais fresca”, compartilha. Para o dentista Laílson Amorim, atuante no mutirão, o atendimento em viaturas é inusitado, mas eficiente. “Fazemos o melhor para atendê-los, a maioria dos procedimentos são de caráter emergencial, mas resolve problemas e traz alívios para os detentos”, afirma.

Para Karina Prates, diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (Cras), a troca de experiências entre os parceiros e a equipe da unidade garantem o sucesso da Semana. “Os servidores da unidade aprendem e adquirem novas habilidades, novos procedimentos e técnicas por meio desse intercâmbio com os parceiros do evento, logo, se atualizam em termos periciais, o que promove concreta melhoria nos atendimentos e na qualidade de vida na execução penal”, analisa.

Reconhecimento

Em 2017, a Semana Odontológica foi contemplada com o prêmio Mário Covas – mais importante premiação que reconhece iniciativas da gestão pública no Brasil. A ação foi selecionada entre 212 projetos para o Prêmio Mário Covas e foi escolhido como a melhor iniciativa na categoria “Melhoria dos serviços prestados ao cidadão”. Durante a Semana Odontológica premiada, realizada em 2016, a PI de Potim atendeu 197 presos, totalizando 509 extrações de raízes residuais.