06/11/18 | Pierre Cruz - Corevali

Corevali realiza mais de 12 mil atendimentos a presos do Estado

Ações são parte das Jornadas de Cidadania e Empregabilidade que aconteceram em seis unidades entre agosto e outubro deste ano

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), promoveu seis edições das Jornadas de Cidadania e Empregabilidade em estabelecimentos penais do Estado de São Paulo nos meses de agosto, setembro e outubro de 2018. Ao todo, foram realizados 12.242 atendimentos aos presos do Vale do Paraíba, do Alto Tietê e da Baixada Santista.

As Jornadas são uma iniciativa da SAP que oferece aos reeducandos embasamento para seus planos de vida em liberdade. As edições focam em ações do universo jurídico, palestras e exames de saúde, além de atividades voltadas a cidadania.

Em agosto deste ano, o evento foi sediado por unidades da Baixada Santista: o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá, e o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Luis César Lacerda” de São Vicente. No CPP, o enfoque das atividades foi artístico, com a exposição de peças criadas pelos presos e apresentações musicais. Os desenhos de Wellington, sentenciado de 29 anos, foram expostos no saguão de recepção. “A arte me impulsiona para a ressocialização e me ajuda a perceber meus erros”, afirma o recluso.

Em São Vicente, o CDP apostou em parcerias com universidades e a prefeitura para otimizar os serviços. O subprefeito da região continental da cidade, Perivaldo Santana, esteve presente na ocasião e ressaltou a importância dos projetos de reintegração. “Tenho a experiência com alguns detentos que trabalharam conosco, fica evidente a mudança que essas alianças trazem para os sentenciados”, pontua Santana.

Ainda em agosto e na primeira quinzena de setembro, as Jornadas aconteceram na Penitenciária II de Potim e no CPP “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé. Os presos receberam cortes de cabelo e foram examinados em testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e de glicemia, aferição de pressão arterial e palestras sobre tuberculose.

O CDP de Mogi das Cruzes também contou com o apoio de instituições de ensino para o evento. Os internos receberam atendimento jurídico com apoio de advogados da Funap e regularizaram sua documentação pessoal. O detento Dogivan, de 40 anos, aproveitou a oportunidade para verificar seu status judicial. “É uma ajuda para mim e para outros presos, até mesmo para agilizar os nossos processos”, afirma.

Alunos de enfermagem da Universidade de Mogi das Cruzes fizeram atendimentos aos reclusos. “Aqui temos a oportunidade de abranger o conhecimento dos estudantes e quebrar barreiras, com foco na valorização dos presos”, acredita a professora Gisele dos Santos.

No dia 24 de outubro, a Jornada voltou a acontecer em São Vicente, na Penitenciária II. Além das ações de costume, a unidade recebeu o egresso Alex Gomes da Silva, autor do projeto Mãos de Tesoura, para conversar com os sentenciados. “A melhor coisa que tem é você sair daqui, reconstruir a sua vida com dignidade e dormir de cabeça tranquila”, confidencia.