06/11/18 | Sonia Pestana - Coremetro

1ª Sipat conjunta une SAP, Coremetro e as Penitenciárias Femininas da Capital e Sant’Ana

Com temas bem diversificados, a 1ª Sipat conjunta SAP e Coremetro 2018 abordou vários aspectos da saúde do servidor, do emocional ao físico

Da união das Comissões Internas de Prevenções a Acidente de Trabalho (Cipas) da sede da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e das Penitenciárias Femininas da Capital e de Sant’Ana (PFC e PFS) resultou a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (Sipat) conjunta 2018, ocorrida entre os dias 22 e 26 de outubro. A ação inovadora beneficiou a todos, sobretudo os servidores que saíram ganhando com palestras diversificadas.

O evento contou com a presença do secretário adjunto da SAP, Luis Carlos Catirse; chefe de Gabinete da SAP, Amador Donizete Valero e do coordenador da Coremetro, Antônio José de Almeida. Para Catirse, esse é o momento oportuno para promover conhecimento aos funcionários, como também atividades de saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Almeida também vê com bons olhos essa união entre unidades, SAP e Coremetro. Ele acredita que essa ação possa resgatar a importância das Cipas nas unidades prisionais. De acordo o coordenador, sua expectativa é que para o próximo ano possa ser feita uma Sipat estadual, aqui na capital.

Para a diretora do Grupo de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass), Iracema Costa Jansson, todas as ações da Sipat refletem as necessidades dos servidores como um todo e cada palestra traz uma reflexão a ser aplicada no dia a dia. Já na opinião da diretora do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), Valéria Aparecida Costa, a Cipa é parceira na saúde do servidor no ambiente de trabalho.

Palestras

Abrindo a série de palestras da 1ª Sipat conjunta SAP-Coremetro, os psicólogos Fernando Rodrigues e Samuel Diniz focaram no tema “Saúde Emocional”. Segundo eles, todos carregam poderosas sementes que quando ativadas serão instrumentos para mudar a vida de pessoas, famílias, bairros e cidades à nossa volta.

No segundo dia de Sipat, a mensagem foi transmitida pela fisioterapeuta Anna Carolina Medeiros e pelo educador físico Bruno Gion Cerazi de Andrade. Sob o enfoque de cuidar da saúde de forma consciente, eles relataram que quando isso é moda, não necessariamente é eficaz. Quando o cuidado é feito por impulso, não é consciente. E quando envolve sacrifícios, não é prazeroso e duradouro. Por essas e outras, os pesquisadores afirmaram que a qualidade de vida no futuro é imensamente influenciada pela forma como vivemos no presente.

A Sipat conjunta SAP e Coremetro também proporcionou dicas valiosas de primeiros socorros. Felipe Augusto, membro do Grupo de Intervenção Rápida (GIR-4), da capital, abordou informações minuciosas sobre procedimentos padrões do socorrismo.

Nesse mesmo dia, a Sipat contou com a colaboração da monja zen budista, Coen, que palestrou para servidores na PFC. Em suas abordagens, ela falou sobre a meditação, o autoconhecimento, a necessidade de acalmar a mente e fazer-se presente, corpo e alma, nas atividades desenvolvidas no dia a dia e assim ter mais equilíbrio.

Sob o tema “Você Nasceu Vencedor”, o palestrante Emerson Pádua, de Araraquara, disse que sua responsabilidade naquele dia era transmitir algo que cada um pudesse levar para sua vida, para sua família. Segundo ele, nossa principal missão é viver em paz e olhar para o próximo. De forma coerente, Pádua destacou que a pessoa mais importante de nossas vidas é justamente aquela que está ao nosso lado.

Para o último dia da série de palestras, a convidada Cláudia Raulino, tocou no tema “Relacionamentos Saudáveis”. Segundo ela, há diversos tipos de relacionamentos, no âmbito familiar, no círculo de amigos, no campo amoroso e no profissional. Nessa linha de raciocínio, a palestrante questionou se a tão procurada fórmula pronta da felicidade reside em ser feliz sozinho ou acompanhado e convidou todos a fazer uma reflexão se é isso mesmo que precisamos.

Em cada palestra os servidores presentes puderam interagir com os convidados de forma dinâmica e divertida. Ao longo da Sipat conjunta SAP e Coremetro 2018 vários brindes foram sorteados, o que contribuiu para aumentar a integração das unidades envolvidas no evento.