Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

31/10/18 | Eliane Borges - Croeste

Câncer de mama: unidades prisionais da CRO falam sobre isso SIM!

Outubro rosa trouxe cor e informações a servidoras do sistema penitenciário

É com a pergunta “Vamos falar sobre isso?” que o Instituto Nacional de Câncer “José Alencar Gomes da Silva” chama a atenção das mulheres para a campanha Outubro Rosa. E, como já ocorre todos os anos, os estabelecimentos da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), responderam de forma ativa à proposta de conscientização ao câncer de mama. A prevenção foi o principal alvo das ações, promovidas por Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em conjunto com os setores de saúde.

SOLIDARIEDADE

Além de palestra com acadêmicos de medicina, panfletagem e decoração, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista promoveu a ação “Atitude Solidária PFTUPI” que, em apenas uma semana, arrecadou 670 caixas de gelatina para o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP), cuja ideia também foi abraçada na Penitenciária de Junqueirópolis para doação do alimento. Os servidores do Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba arrecadaram retalhos, doados por malharias locais, para posterior confecção de lenços de cabeça para pacientes do Centro de Terapia Oncológica (CTO) da Santa Casa do município, além de assistirem a vídeos informativos. Já a Cipa de Pacaembu conseguiu arrecadar 77 faixas de cabeça e 92 tiaras para serem entregues à Rede Feminina de Combate ao Câncer da cidade.

ATIVIDADE FÍSICA E LABORAL

A Penitenciária de Tupi Paulista Masculina resolveu incentivar hábitos para uma vida saudável, com caminhada e treino funcional orientado por profissional da área de educação física. A atividade também será realizada na Penitenciária III “ASP Paulo Guimarães” de Lavínia em 25 de novembro, intitulada “Caminhada Passos que Salvam”, promovida pelo Hospital de Amor de Barretos, em prol do tratamento de câncer infanto-juvenil, com aquisição de kits para arrecadação de fundos. Enquanto isso, com o slogan “Plante uma Vida”, funcionárias do Centro de Ressocialização de Birigui plantaram rosas no jardim da unidade em alusão à data, além de participarem de palestra ministrada por enfermeira.

CUIDADOS COM A SAÚDE

Visando rastrear qualquer alteração corporal, o Centro de Ressocialização de Presidente Prudente incentivou pessoalmente suas funcionárias a agendar exames de mamografia, pelo Programa “Mulheres de Peito” do Hospital do Câncer de Presidente Prudente, além de fornecer laços rosas e decorar a unidade com o tema. Em parceria com o Hospital Estadual do município, servidoras da Penitenciária II “ASP Lindolfo Terçariol Filho” de Mirandópolis realizaram exames de mamografia. Nos dias 30 de novembro e 01 de Dezembro, uma unidade móvel da Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente estacionará em frente à unidade para proporcionar exames de citologia oncótica (Papanicolau) às servidoras da PII de Mirandópolis e PII de Lavínia, seus familiares, bem como, às visitas de detentos.

PALESTRAS E LEMBRANÇAS

A Penitenciária II “Maurício Henrique Guimarães Pereira” de Presidente Venceslau trouxe palestras, exibiu vídeos com depoimentos motivacionais, entregou panfletos ensinando a realizar o autoexame nas mamas, realizou dinâmicas e serviu um café da tarde especial às mulheres, com sorteio de brindes e entrega de lembranças. A Croeste e outras unidades também promoveram ou ainda realizarão palestras sobre a doença, com momentos de descontração, entregas de mimos e panfletos, decoração da unidade e exposição de cartazes, quais sejam: Penitenciárias de Martinópolis, Lucélia, Lavínia I e II, Assis, Andradina, Pracinha, Dracena, Presidente Prudente, Paraguaçu Paulista, Irapuru, Mirandópolis I, Valparaíso, Flórida Paulista, Pacaembu, Marabá Paulista; Centro de Detenção Provisórias (CDP), Centro de Progressão Penitenciária (CPP) e CR Feminino de São José do Rio Preto; CDP de Caiuá e Riolândia; Centro de Readaptação Penitenciária de Presidente Bernardes; CPP de Pacaembu e CPP de Valparaíso.

aasassa
Topo