Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

31/10/18 | João Carlos Bigaran Jr. – Comunicação e Imprensa CRN

Outubro Rosa registra diversas atividades nas unidades prisionais da Região Noroeste


O mês de outubro, tradicionalmente reveste-se de rosa para chamar a atenção para um tema vital: a prevenção e combate ao câncer de mama e do colo do útero. Todas as instituições, empresas e a sociedade de forma geral, se mobilizam para fazer com que o “Outubro Rosa” alcance o objetivo proposto, promovendo ações diversas na área de saúde, social, com palestras de conscientização, parcerias para exames, entre outras. Na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) não é diferente. A Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), tanto na sede administrativa, quanto as unidades prisionais, realizaram diversas ações com o apoio das diretorias, mobilização do corpo funcional e das Comissões Internas de prevenção à Acidentes (Cipas), além de parcerias com entidades públicas e privadas.

Apresentamos abaixo as ações realizadas pela sede administrativa e algumas das unidades prisionais que compõe a CRN:

Sede CRN – Na sede administrativa da coordenadoria, foram realizadas duas atividades em alusão ao “Outubro Rosa”: no dia 18 houve o Relato de Experiência “Sou uma vencedora”, com a servidora Olga Maria de Oliveira Zacari Berdusco, da Penitenciária Feminina de Pirajuí. Há cerca de 4 anos, Olga, que foi diagnosticada com câncer de mama, passou por tratamento e hoje está curada da doença. Ela foi protagonista da campanha “Vista esse lenço com Olga” que começou na própria Penitenciária Feminina, sendo “abraçada” por diversas unidades prisionais do Estado de São Paulo. Posteriormente, participou da campanha da SAP “Câncer é só uma palavra, não uma sentença”, com outros servidores que contaram suas experiências de tratamento, fé e perseverança. No dia 19, houve palestra sobre prevenção ao câncer de mama com a enfermeira Aparecida de Fátima Kalinsqui, diretora do Centro Regional de Atenção à Saúde da População Prisional da CRN.

Penitenciária de Álvaro de Carvalho – No dia 24, foram distribuídos folder e realizada a palestra “Câncer de Mama – Juntos por uma vida melhor” com Mariani Pires Vita, diretora do Núcleo de Atendimeno à Saúde.

Centro de Ressocialização (CR) de Avaré – No dia 24 foi organizado um encontro no período da manhã, onde as servidoras tiraram suas dúvidas sobre o câncer de mama e de útero com o médico da unidade, doutor Valmir Kunyioshi. No período da tarde, o enfermeiro José Donizete Costa, que já foi servidor da unidade (atualmente aposentado) ministrou uma palestra sobre prevenção do câncer de mama e útero contando com a participação das servidoras e servidores assim como das professoras que dão aulas do ensino regular do CR.

Centro de Dentenção Provisória (CDP) de Bauru – Distribuição de panfletos sobre a prevenção do câncer de mama, com apoio e material impresso cedido pela Associação “Amigos do Peito”. Foi realizado no dia 25 um encontro entre as servidoras, onde utilizaram roupas de tonalidade rosa para chamar a atenção sobre o tema e bate papo para conscientização.

Centro de Progressão Penitenciária (CPP) III “Professor Noé Azevedo” de Bauru – A unidade contou com palestra sobre o câncer de mama no dia 11, proferida pelo doutor Willian Davila Delgallo, médico ginecologista e mastologista, com a participação de 30 servidoras.

CDP Itatinga – Em alusão ao Outubro Rosa, foi servido um café da manhã organizado pelas servidoras que compõe a Cipa e demais servidoras da unidade no dia 25. Durante o café, foi um momento oportuno para discussão e trocas de ideias em relação à conscientização da importância da campanha e a realização de exames preventivos para diagnóstico precoce.

CR de Jaú – As atividades em alusão ao Outubro Rosa ocorreram dentro da programação da 6º Semana Interna de prevenção à Acidentes de Trabalho (Sipat) nos dias 18 e 19. Foi distribuído folder “Quem tem estilo se toca”, cortesia do grupo Amigas do Peito da cidade de Bauru, contendo explicações de como realizar o autoexame e a importância da detecção precoce da doença, aumentando assim a chance de cura. Aproveitando o momento de conscientização, foi passado vídeos do médico oncologista Dr. Dráuzio Varella sobre a importância dos exames preventivos para os funcionários.

CR de Lins – Para a conscientização sobre a importância do autoexame das mamas, foram entregues garrafinhas de água com o símbolo alusivo à campanha e impresso com informações sobre o tema. Na abertura da Jornada de Cidadania e Empregabilidade, dia 16, foram distribuídos laços cor de rosa aos servidores e convidados do evento que os afixaram nas camisas.

CR de Ourinhos – Foi realizada no dia 25 palestra sobre câncer de mama e de colo do útero para as servidoras, com Pricila Regina Dias, enfermeira e Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ourinhos. Após a palestra foi oferecido um “coffee break” para os presentes.

Penitenciária I Pirajuí - Em alusão ao Outubro Rosa, aconteceu no dia 10 a palestra “saúde da mulher”, ministrada pela enfermeira Ana Luiza Duque Teodoro, além da distribuição de laços rosas e folders informativos.

Penitenciária I Reginópolis – No dia 24, foi realizada a palestra “Câncer de Mama, mitos e verdades”, ministrada pela diretora do Centro Regional de Atenção à Saúde da População Prisional da CRN, Aparecida de Fátima Kalinsqui. Durante todo o mês, foram afixados nos quadros informativos da unidade, materiais com informações sobre prevenção ao câncer de mama.

Penitenciária II Reginópolis – Realizada no dia 18 a palestra “Outubro Rosa – Prevenção do Câncer de Mama”, com a doutora Rosa Victoria Crespo Soria, médica no Centro de Saúde de Reginópolis, além de afixação de cartazes nas portas das salas e em outros pontos estratégicos alusivos ao tema.

Penitenciária de Ribeirão Preto – No dia 24 foi realizada a palestra “Prevenção e Diagnóstico precoce do Câncer de Mama, Câncer de Colo do Útero e Ovários” com o doutor Mauro Casanova, médico ginecologista, e Patrícia, enfermeira com especialização em saúde da mulher, ambos da Secretaria de Saúde do Município de Ribeirão Preto.

Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto – Realizada nos dias 15 e 16, palestra com Maria Gabriela Faccio Peetz, que deu um testemunho de sua vida: foi portadora de câncer de mama e doenças raras desde a infância, mesmo diante das dificuldades e adversidades, desenvolveu um projeto intitulado “Primavera Rosa”, o qual apoia as mulheres em tratamento do câncer, com palestras, eventos beneficentes cuja renda é revertida para instituições que atendem essa demanda. A palestrante conscientiza todas as funcionárias sobre a importância do autoexame e sobre o acompanhamento anual com o ginecologista, para manutenção da saúde da mulher.

CDP Serra Azul – Foram realizadas rodas de conversa nos dias 9 e 10 para que, além das diárias, os plantões também pudessem participar. Nas ocasiões, foram preparados um café da manhã pelas próprias servidoras, que tiveram oportunidade de interagir, falar sobre o tema e trocar experiências.

Penitenciária I Serra Azul – Nos dias 25 e 26 aconteceu o “Hiperdia do Outubro Rosa”, que consistiu na avaliação da pressão arterial, peso, circunferência abdominal e glicoteste dos servidores. Também foram distribuídos panfletos informativos sobre câncer de mama e câncer do colo do útero e brindes para as servidoras a fim de chamar a atenção para os cuidados com a saúde.

Penitenciária de Taquarituba – Nos dias 17 e 22, aconteceu Palestra com Tania Pulz, técnica em enfermagem e diretora do Núcleo de Saúde, sobre combate e prevenção ao câncer de mama e também foram passados filmes relacionados ao tema.

aasassa
Topo