Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

31/10/18 | Amanda de Oliveira - CRC

Servidores da CRC recebem orientações sobre o câncer de mama

Ação acontece por causa da campanha Outubro Rosa

Em referência ao Outubro Rosa, mês conhecido pela campanha contra o câncer de mama, a Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) e suas unidades prisionais realizaram diversas atividades para servidores, a fim de conscientizá-los sobre os métodos de prevenção da doença.

Na CRC, organizadores aproveitaram a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat) e trouxeram colaboradores, como o médico Dr. André Luiz Laward Ferreira, para um bate-papo. Ferreira falou sobre os principais sintomas e causas da doença, além de orientar sobre as possibilidades que os homens têm de desenvolver o câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar (Inca), esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, em segundo está o de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Palestras, caminhadas e Dia de Beleza

Na Penitenciária “Dr. Danilo Pinheiro” I de Sorocaba e Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu, os servidores receberam orientações de professores e alunos universitários. No Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz, a Comissão Interna de Prevenção à Acidentes (Cipa) levou à unidade prisional, voluntárias da Associação Acreditar – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer -, que falou sobre a importância do diagnóstico precoce, boa alimentação e práticas de exercícios físicos. No Centro de Ressocialização (CR) Feminino “Carlos Sidnes Cantarelli” de Piracicaba, a palestrante foi a agente de segurança penitenciária (ASP), com formação em fisioterapia, Keila Pavani, que utilizou dinâmicas para discutirem o tema. Cerca de 40 pessoas participaram da reunião.

Em Itapetininga, os servidores das três unidades do complexo prisional reuniram-se na Penitenciária I “Jairo de Almeida Bueno” e em companhia de representantes da Associação dos Portadores de Câncer de Itapetininga (APCI) fizeram uma caminhada, além de arrecadar 91 litros de leites e 300 peças de roupas usadas que foram destinadas à APCI para doação.

Na Penitenciária Feminina de Campinas, as servidoras receberam orientações da médica Sílvia Santiago, da Faculdade de Medicina da Unicamp. Já a Penitenciária Masculina de Piracicaba abriu as portas para as Amigas da Onça, integrado por mulheres que fizeram ou fazem tratamento para o câncer através do Centro do Câncer Santa Casa de Piracicaba (Cecan), juntamente com a psicóloga do grupo Pedrilha de Góes Baggi e enfermeira Anita Domingues R. Soares.

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira, além de um bate-papo sobre o autoexame e a importância da mulher na sociedade, proporcionou à servidoras um dia de beleza e relaxamento.

Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama

aasassa
Topo