Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

31/10/18 | Imprensa – Coremetro

Informações que salvam vidas

Nunca antes o acesso às informações de saúde esteve tão acessível a todos, Outubro Rosa é um bom exemplo de orientação e ajuda prática

A ação Outubro Rosa 2018 mais uma vez cumpriu o seu papel de prestar orientação prática aos servidores da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). A conscientização das mulheres e da própria sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero, foi tema central da campanha.

Sob o slogan “Vamos tocar nesse assunto”, o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), incentivou os 28 presídios a promoverem ações de conscientização a respeito da prevenção e dos cuidados com câncer.

Desde o início do mês de outubro inúmeras ações aconteceram nas unidades prisionais da Coremetro voltadas às servidoras e aos servidores. Dentre os relatos, destacam-se palestras de orientações sobre a detecção, sintomas e tratamento do câncer de mama, com entrega de folder e esclarecimentos de dúvidas.

Exemplos de atividades

Dentre os Centros de Detenção Provisórias (CDP) que promoveram ações específicas estão o Feminino de Franco da Rocha, “ASP Nilton Celestino”, de Itapecerica da Serra, “Ederson Vieira de Jesus” e “Vanda Rita Brito do Rego”, respectivamente I e II de Osasco, além das unidades de Santo André, Belém I, Diadema, Mauá, Guarulhos I e II, Pinheiros I, II, III e IV.

No complexo de Pinheiros, as quatro unidades se uniram para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), com palestras voltadas ao servidor e, em campanha ao Outubro Rosa, contaram com uma aula de auto maquiagem, oferecida por uma representante de cosméticos e com uma oficina promovida pela voluntária Cristiane Lobo, idealizadora do projeto “Bem me quer”, que trabalha com tecelagem e autocuidado.

A atividade artesanal promovida entre os servidores de Pinheiros teve como foco a produção à mão de uma sacola de tecido. O propósito do trabalho manual foi aprender a técnica de “crochê de braço” e desenvolver a reflexão sobre a importância de olhar para si, cuidar do corpo e da mente, além de perceber seu lugar no mundo através de uma produção pessoal.

Já com relação às penitenciárias, foram registradas palestras por parte da “Desembargador Adriano Marrey”, de Guarulhos II, das Femininas da Capital e Sant’Ana e também das unidades “Mário de Moura e Albuquerque” e “Nilton Silva”, ambas de Franco da Rocha. Na Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes”, de Parelheiros, profissionais da área da saúde, mastologia e ginecologia, conversaram com os servidores sobre a prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero. Uma roda de conversa entre os presentes permitiu uma interação entre os funcionários e sanou algumas dúvidas sobre o tema.

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) do Butantan realizou um bate-papo entre os funcionários. O espaço usado para atividade foi decorado com flores de papel na cor rosa e com uma árvore cheia de fitas cor de rosa, que são símbolo da campanha e foram distribuídas aos presentes. No CPP de São Miguel Paulista uma palestra está agendada para o dia 5 de novembro, com uma equipe multiprofissional da Associação Rosa Mulher, que tem como objetivo informar sobre o câncer de mama de forma preventiva, sobre os tratamentos e como uma rede de apoio às mulheres.

aasassa
Topo