Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/10/18 | João Carlos Bigaran Jr. - CRN

Lixo reciclável vira brinquedo no CR de Ourinhos

Projeto, parceria entre SAP e SEE, leva alegria à crianças e idosos assistidos por instituições locais

Crianças e idosos assistidos por instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Casa Arco-Íris, Associação de Assistência ao Deficiente Físico (AADF), Igreja Plenitude, Lar Santa Teresa Jornet e escolas receberam brinquedos confeccionados à partir de materiais recicláveis, por reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos. O projeto intitulado “Do lixo ao luxo”, idealizado pela professora Elizete Aparecida Ferrari Frederico, foi realizado em conjunto com os demais professores da Escola Estadual “José Paschoalick” (vinculadora da educação junto ao CR), que desenvolveram dinâmicas para ensinar matérias como português e matemática, durante a confecção dos brinquedos. Além da aprendizagem de forma lúdica, as atividades focaram a autoestima dos reeducandos.

Utilizando materiais considerados resíduos, como cones de barbante, tampinhas de garrafa pet, palito de sorvete, tampas de marmitas, entre outros, foram confeccionadas bonecas, centopeia de matemática, jogo da velha, jogo de formas geométricas, jogo da memória e quebra-cabeças. As fotos tiradas registram a alegria de crianças e idosos que receberam os presentes que, além de divertidos, estimulam a criatividade e o raciocínio. “Essas fotos serão apresentadas aos reeducandos participantes para que eles percebam quantas pessoas foram atendidas, sensibilizando-os do compromisso social com a comunidade e, principalmente, que é possível mudar e fazer escolhas mais acertadas para um mundo melhor e que, mesmo ainda presos, eles são capazes de fazer algo de bom ao próximo”, declarou a diretora do CR, Adriana Silene Logerfo Puglerino.

São vários os benefícios trazidos pelo projeto por meio da parceria entre Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Secretária da Educação do Estado (SEE), como a conscientização – tanto para os presos que participaram, quanto para as pessoas que receberam – da necessidade de reciclar e reaproveitar materiais, no intuito de produzir menos lixo e desta forma cuidar do meio ambiente.

aasassa
Topo