Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/10/18 | Assessoria de Imprensa - SAP

Aprendendo com o coração

Reeducandas da Penitenciária Feminina de Sant´Ana participam de atividade de educação emocional

No dia 5/10, 89 reeducandas da Penitenciária Feminina de Sant´Anna (PFS) tiveram uma manhã diferente. A tática dos voluntários e oradores da International Youth Fellowship (IYF) para trabalhar a educação emocional é envolver a plateia com muita música e dinâmicas, indo além de uma palestra convencional. A animação no espaço de educação da unidade não deixou dúvidas que a estratégia para envolver o público funciona.

A abertura dos trabalhos foi feita por um grupo musical que tocou músicas em português e em espanhol. A pedido da plateia, também foram executadas músicas do gênero gospel. As reeducandas cantaram e até dançaram junto, com muita animação. O palestrante Daniel Jo entrou em seguida para trabalhar o tema por meio de vídeos e dinâmicas. Denominada “Fluir o Coração”, a palestra teve como objetivo discutir a importância de se conectar com os demais com quem convivemos, apontando a falta de diálogo e incompreensão do outro como fonte de feridas emocionais, doenças mentais e físicas.

A IYF é uma organização não governamental que estabeleceu parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) para a realização de ações de educação emocional nos presídios do Estado. A parceira foi assinada em 5/09 deste ano e já foram oferecidas palestras durante o mês de setembro às presas do Centro de Detenção Provisória (CDP) Feminino de Franco da Rocha, para funcionários da SAP e da Funap na capital paulista e servidores da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central do Estado (CRC).

Como explicou na abertura do evento Carlos Araújo, coordenador de Projetos Sociais da IYF no Brasil, a entidade tem como objetivo mudar o coração de jovens do mundo inteiro. Estabelecida em 1995 na Coreia do Sul, está ativa atualmente em mais de 80 países. A instituição provê condições para que jovens voluntários possam exercer atividades e trocar experiências em vários países pelo mundo.

Na Penitenciária Feminina de Sant´Ana, apresentou-se o grupo musical composto por Demétrio Vilalba, 38, paraguaio, e pelos brasileiros Jônatas Batista, 29 anos e Thayse Franco, 24. Auxiliando na apresentação, estavam ainda Sabina D´Avila, 23 anos, mexicana, e Regina Lee, 21, da Coreia do Sul. Só a divisão responsável pela área educacional da IYF atende 5 mil pessoas pelo mundo em 26 cursos diferentes, conforme vídeo institucional exibido antes da apresentação.

As diretoras de educação da PFS, Raquel Carvalho da Silva, e Ana Paula da Silva Santana, substituta, selecionaram as participantes da atividade entre aquelas que trabalham nas oficinas durante o dia e estudam à noite. Das 2.039 reeducandas que compunham a população da unidade, 60,42% delas (1.232) trabalhavam e 132 estudavam - a unidade tem aulas no ensino fundamental e médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período da tarde e à noite.

aasassa
Topo